Da Redação
"Com previsão de final de semana chuvoso em Cuiabá, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil estará em alerta para atendimento emergencial à população. Sábado (19) - é esperado chuva isolada, e no domingo (20), as pancadas de chuva com trovoadas devem retornar. A temperatura deverá variar entre 22ºC (mínima) e 33ºC (máxima) no período", alerta a gestão da Capital.
A prefeitura acrescenta:
Conforme o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, a equipe estará de prontidão e em constante contato com servidores de outras secretarias para apoio no atendimento. "Ficamos todos com os celulares ligados e as viaturas prontas. Se necessário, saímos com quatro viaturas e todos os agentes em ação", afirmou o secretário.
Além disso, cada secretaria designou servidores para ficar de prontidão em caso de ocorrências relacionadas aos temporais. A Secretaria de Assistência Social estará pronta para atender pessoas desabrigadas, enquanto a Secretaria de Ordem Pública e a de Segurança Pública atuarão caso haja necessidade de intervenção. A Secretaria de Obras e a Limpurb serão responsáveis pela limpeza imediata e interdição de áreas necessárias.
O município mantém espaços preparados para funcionar como abrigos provisórios, como ginásios esportivos e centros comunitários. Até o momento, não houve necessidade de ocupação desses lugares.
Chuvas intensas recentes
Na terça-feira (15), chuvas intensas alagaram as três principais avenidas da capital: CPA, Prainha e Carmindo de Campos. A Defesa Civil também atendeu ocorrências no bairro Santa Cruz e no Pedregal, onde uma casa foi completamente alagada na Rua Rosário Oeste. Vistorias realizadas nos córregos constataram que encheram, mas não transbordaram, e não houve intercorrências graves.
Em 8 de abril, uma forte chuva causou alagamentos e desabamentos em diversos bairros da cidade, com 71 chamados registrados. A Defesa Civil, em parceria com o CIOSP, atendeu 41 bairros, especialmente nas proximidades dos córregos Gambá e Barbado. A atuação rápida das equipes evitou danos maiores.
Outras ações
Durante o período de chuvas, a Defesa Civil continua com o atendimento emergencial, enquanto as secretarias de Obras e Limpurb cuidam da limpeza e manutenção dos bueiros. O município também está realizando levantamentos para implantação de projetos estruturantes com foco em soluções preventivas e duradouras, especialmente nas áreas próximas aos córregos.
A Secretaria de Assistência Social já cadastrou mais de 50 famílias para receber o auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil, destinado às pessoas afetadas pelas chuvas. Desde o início do ano, três repasses já foram feitos, beneficiando cerca de 100 famílias. A Prefeitura planeja atender até 300 famílias, conforme a demanda.
Com Adriana Assunção/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal