Edilene Bocchi
A Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01) estabelece disposições relativas à Segurança e Saúde no Trabalho. Ela já contemplava riscos físicos, biológicos, químicos e ergonômicos. E agora, a partir de 25 de maio de 2025, com a nova atualização, acrescentou-se a obrigação de identificar, medir e prevenir os riscos psicossociais, aqueles ligados à saúde mental dos trabalhadores.
O principal motivo da atualização é o aumento do número de afastamentos causados por transtornos mentais. De 2022 para 2023 o aumento foi de 38%. Já em 2024 mais de 250 mil pessoas foram afastadas por transtornos de ansiedade e depressão, um aumento de 67% em relação ao ano anterior.
Apesar de serem riscos mais subjetivos, eles podem ser identificados quando falamos em assédio moral e sexual, conflitos interpessoais, competitividade excessiva, pressão por metas inatingíveis, falta de suporte social, jornadas exaustivas, excesso de carga de trabalho, entre outras.
Para evitar sanções as empresas devem identificar, avaliar, prevenir e mitigar os riscos psicossociais, implementando no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) medidas que ofereçam tais tratativas. Na prática, isso quer dizer que as organizações precisarão criar uma Cultura Organizacional mais humanizada, que garanta um ambiente mais saudável, onde os relacionamentos são baseados na confiança.
Essa mudança não deve ser apenas em colocar na parede um quadro com a missão, visão e valores humanizados e sim em como as coisas acontecem naquele ambiente e como são de fato as relações entre as pessoas.
Para se tornarem mais atrativas e se adequarem às novas regras da NR 01, as organizações terão que escutar suas equipes, dar tratativas para os casos em desacordo, treinar e desenvolver as pessoas para melhorar a forma como elas se comunicam, conduzem conflitos, tomam decisões quanto aos colegas de trabalho, entre outros.
De forma resumida isso implica dizer que as pessoas precisam estar no centro dos negócios, que as pautas de desenvolvimento e cuidado com as pessoas precisam ser prioridade, isso inclui desde o empresário, seus gestores e todos da equipe. Afinal, um ambiente mais saudável se constrói por cada pessoa que faz parte dele.
A organização tem a obrigação de criar os programas e fazer o controle das ações, porém da mesma forma que os EPIs devem ser usados por todos, abertura para mudar comportamentos prejudiciais é dever de todos, já que os ganhos também são coletivos.
*Edilene Bocchi é administradora e CEO da Vesi Consulting, empresa que atua na gestão de pessoas, coaching para lideranças e equipes, sucessão familiar e carreira - siga @vesiconsulting.
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