• Cuiabá, 22 de Fevereiro - 00:00:00

Cresce demanda por treinamentos e processos de integração de equipes


Haroldo Matsumoto

É interessante notar como nos últimos anos alguns comportamentos têm sido adotados de forma corriqueira pelas empresas, independente de porte ou área de atuação. O primeiro é a busca por apoio na hora de analisar o desempenho alcançado no ano anterior e traçar planos e metas para o ano que se inicia. O outro é a busca por auxílio para o desenvolvimento de estratégias e dinâmicas para uma integração assertiva entre as diferentes equipes que formam as companhias.

Vejo essas movimentações com grande entusiasmo. Afinal, ambas apontam para um amadurecimento importante em relação à gestão dessas empresas e ao aprimoramento não só dos resultados que podem ser obtidos, mas de todos os profissionais que as compõem. Falo, em especial, a respeito da preocupação em relação à integração de equipes.

Parece clichê falar sobre a importância de trabalhar em equipe, visto que esse é um tema que se discute há décadas. No entanto, trata-se de um aspecto que precisa ser revisitado de maneira contínua, especialmente diante de tantos avanços tecnológicos e do desafio ligado ao mix geracional que podemos ver em qualquer empresa na atualidade.

Um processo de integração de equipes bem estabelecido é fundamental para criar uma sensação de pertencimento entre os colaboradores, para manter a motivação e valorização em cada um e, consequentemente, alcançar resultados mais expressivos, mais produtividade, etc.

Para que essa integração aconteça de maneira adequada, é essencial que todos os departamentos e suas respectivas equipes se conheçam e possam interagir. Para que isso ocorra, é fundamental que a companhia trabalhe ações de endomarketing capazes de desfazer barreiras ou distâncias entre os setores. Os mais céticos podem encarar esses programas e ações como supérfluo, mas quando bem aplicados, funcionam de forma eficaz, fortalecendo a cultura organizacional, que deve ser uma só para toda a empresa.

E por falar em cultura organizacional, é de extrema importância que esse seja um ponto bastante trabalhado durante os processos que envolvem a integração de equipes. Na minha visão, as dinâmicas devem ser elaboradas para transformar a missão, a visão e, principalmente, os valores da empresa em atitudes concretas. Por exemplo, se um dos valores da companhia for a qualidade, de qual maneira os profissionais vão expressá-la em atividades do dia a dia? Se outro valor for a cooperação, é possível propor aos colaboradores uma dinâmica de grupo na qual a ajuda do outro se torne primordial para alcançar o resultado almejado. Essas atividades e dinâmicas no treinamento de integração de equipes tangibilizam o que está escrito no famoso quadro, que pode ser visto na parede da sede da empresa, e que deve funcionar como uma bússola para o colaborador na hora de tomar decisões quando não há ninguém olhando.

Além do endomarketing, ter um sistema de ERP adequado, que permite a automatização dos processos da empresa, unindo-os em uma só plataforma, também agiliza esse processo de integração, reduz falhas de comunicação e facilita trocas que podem ser vitais para o negócio, tornando o dia a dia muito mais dinâmico. E, claro, tudo isso precisa ser 'arrematado' com treinamentos funcionais específicos para cada equipe e departamento, de forma que as fronteiras entre os departamentos sejam extrapoladas. Afinal, quanto mais eu conheço o trabalho do meu colega, mais posso colaborar para o aumento da sua performance e vice-versa.

Como aspecto final desse processo de integração de equipes, ressalto a importância da realização de certas dinâmicas de grupo, capazes de viabilizar e fortalecer essa união e a harmonia das atividades. Valem, por exemplo, atividades que ressaltem características de cada profissional e dos seus respectivos departamentos, compartilhamento dos objetivos pessoais de cada um, exercícios de comunicação, ações relacionadas ao marketing pessoal e muitas outras.

Empresas que trabalham com afinco na integração de equipes costumam enxergar resultados expressivos no clima, no desempenho dos setores e nos resultados do negócio. Faça o teste!

 

*Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.

www.prosphera.com.br / @prospherabr




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