Da Redação
“O Mercado Antônio Moysés Nadaf, mais conhecido como Mercado do Porto, é muito mais do que um espaço comercial. Ele é um verdadeiro cartão-postal de Cuiabá, um símbolo da tradição e da identidade cuiabana. Por isso, a revitalização desse espaço, cuja segunda etapa será entregue nos próximos dias, é um marco que reforça o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a preservação cultural e o fortalecimento do potencial turístico da cidade", ressaltou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sobre as obras do Mercado do Porto.
O chefe do Executivo municipal frisou a importância da obra a ser entregue pela prefeitura de Cuiabá.
A gestão evidencia:
As obras avançam em ritmo acelerado, com trabalhadores dedicados à finalização dos últimos detalhes. Nesta manhã (19), por exemplo, foram instalados 16 climatizadores que trarão mais conforto aos visitantes e feirantes. Essa é apenas uma das melhorias implementadas no espaço. As ações para finalização envolvem a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Ao todo, 132 feirantes, que comercializam pescados, carnes, hortifrutigranjeiros, laticínios e outros produtos, ocuparão as novas instalações. Alguns permissionários já iniciaram as adequações para transferirem seus comércios à nova estrutura, que agora atende a todas as normas sanitárias e de segurança.
A modernização inclui, nos respectivos espaços comerciais, câmaras frias exclusivas para comerciantes de produtos frigoríficos, quadros de energia individualizados e medidores de água, garantindo eficiência e economia. Além disso, o espaço recebeu melhorias no calçamento, acessibilidade, sistema de drenagem e a substituição do telhado, reforçando a funcionalidade e a estética do local.
A estrutura de tendas provisórias, utilizadas durante o período das obras e que abrigavam os permissionários, terá uma nova finalidade. Elas não serão demolidas, mas adaptadas para sediar eventos como o Festival da Pamonha, o Festival de Flores e o Festival de Pimenta, consolidando o Mercado do Porto como um ponto de encontro cultural e turístico.
“A revitalização do Mercado do Porto é mais do que uma entrega, é a valorização de nossa identidade e o fortalecimento de nosso patrimônio. Este espaço, que guarda tantas memórias, está sendo preparado para receber o futuro sem perder sua essência, celebrando a tradição cuiabana e impulsionando o turismo e a cultura de nossa cidade”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
A primeira etapa da obra foi entregue pelo prefeito em julho de 2023, concretizando um sonho de mais de trinta anos. O espaço, que possui dois pisos, também conta com banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, foram instalados 19 climatizadores na parte interna, rampas de acesso e dois elevadores, compondo uma estrutura moderna e completamente adequada às exigências sanitárias.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ação do MP: Justiça manda prefeitura regularizar transporte escolar
Avanços: Governo de MT lança pacote de serviços digitais
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade