Da Redação
Pesquisa divulgada pela Fecomércio-MT destaca que o mês de "novembro acumula o sexto aumento consecutivo na Intenção de Consumo das Famílias - em Cuiabá".
Confira na íntegra - conforme a entidade:
A pretensão para o consumo está cada vez mais alto entre os cuiabanos neste fim de ano. A pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá registrou mais um aumento em novembro, alcançando 118,3 pontos. Este é o sexto crescimento consecutivo observado na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), que apontou uma elevação de um ponto sobre o mês anterior. Na avaliação anual, também houve crescimento do índice, sendo que o averiguado atualmente está 13,42% acima do registrado em novembro de 2023.
A melhora da pesquisa observada nos últimos meses e no comparativo anual reflete uma projeção positiva para o consumo, beneficiando as atividades do comércio de bens, serviços e turismo na capital e, consequentemente, no estado, conforme explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Na avaliação dos últimos doze meses, o índice atual recebe destaque com a maior pontuação vista desde 2015, apontando para um cenário de consumo impulsionador, o que favorece diversas atividades do comércio e serviços na capital e estado”.
A última vez em que o índice atingiu pontuação maior foi em março de 2015, quando a pesquisa somava 118,8 pontos. O componente que avalia a situação do emprego, na época, mostrava que 50,2% dos entrevistados estavam mais seguros, contra 55,8% observado atualmente. O percentual daqueles que disseram estar desempregados registrou uma forte queda no período, passando de 11,9% em 2015 para 4,5% em 2024.
Já no comparativo mensal, quando analisado as variações mensais, os que apresentaram melhora foram Compra a prazo (7,2%), o Nível de Consumo Atual (2,9%) e Perspectiva Profissional (2,5%). Referente aos índices com desempenho negativo, temos a Renda Atual (-2,1%), Perspectiva de Consumo (-1,7%) e Momento para Duráveis (-1,6).
Em relação à renda atual, 56,5% dos respondentes avaliaram como “melhor” a renda atual e 26,4% avaliaram como “igual”. Apenas 16,8% dos respondentes avaliaram como “pior” a situação atual da renda em comparação ao mesmo período do ano passado.
O índice nacional não apresentou uma mudança comparado ao mês de outubro, permanecendo, então, em 103,2 pontos. Já na comparação anual, o valor atual está 1,62% inferior que o comparado ao mesmo período no ano passado. “A capital mato-grossense obteve uma melhora mais expressiva em relação ao nível nacional, indicando que a população cuiabana mostra uma tendência maior para o consumo neste período do ano, beneficiando a atividade comercial da região”.
Com Comunicação Fecomércio-MT
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