Da Redação
A prefeitura de Cuiabá destaca evento que prevê novas ações para incrementar o desenvolvimento socioeconômico - assinalando que "recebe missão internacional para estreitar laços comerciais com a China".
Confira - conforme a gestão:
A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a LAC-HUB Sino-Latino-Americana, realizará, a partir desta quarta-feira (9), uma série de ações para o lançamento da Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais China-Brasil.
A iniciativa visa fortalecer os laços econômicos entre a América Latina e a China, criando um ecossistema de cooperação internacional inovador.
Com o objetivo de apresentar essa plataforma a empresários mato-grossenses, a Prefeitura de Cuiabá coordenará uma agenda de reuniões e visitas guiadas com importantes entidades, como a Associação dos Produtores de Soja e Milho (APROSOJA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMERCIO), a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
A comitiva chinesa será recebida na capital para um encontro de negócios, seguido de visitas ao interior do estado, onde conhecerá cooperativas agrícolas e frigoríficos da região.
Segundo Francisco Vuolo, que participou de uma missão à China para identificar oportunidades de cooperação econômica e desenvolvimento mútuo, o projeto da cidade de Zhuhai tem grande potencial para alavancar o setor produtivo de Cuiabá e de todo o estado de Mato Grosso.
"Essa plataforma facilita o comércio internacional, beneficiando diretamente empresas de diversos setores, com destaque para o agronegócio", afirmou.
A estrutura da plataforma é dividida em quatro unidades principais:
Unidade de Armazenamento – dedicada ao armazenamento de produtos como carne, grãos e outros alimentos.
Unidade de Processamento – espaço destinado ao processamento e embalagem dos produtos, prontos para comercialização.
Unidade Comercial – uma grande praça comercial com shopping onde os produtos podem ser vendidos diretamente aos consumidores.
Unidade Habitacional – oferece acomodações para empresas que desejam se estabelecer na região.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a expectativa é que esses encontros resultem na formação de uma comitiva empresarial para uma visita oficial à China. Essa visita permitirá que empresários cuiabanos vejam de perto o funcionamento da zona alfandegada e explorem as oportunidades de negócios oferecidas.
Essas ações fazem parte do Programa Pra Frente Cuiabá que prospecta a Capital para o cenário internacional e permite a expansão das fronteiras comerciais para novos mercados, consolidando Cuiabá como um polo estratégico para o comércio exterior e o agronegócio.
Programação da Comitiva Chinesa e apresentação da Plataforma
09/10 – Quarta-feira – Cuiabá/MT 14h30: AMPA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) 16h00: APROSOJA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Soja) 17h00: FAMATO (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso)
10/10 – Quinta-feira – Cuiabá/MT 08h30: FIEMT (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso) 14h30: FECOMERCIO (Federação do Comércio de Mato Grosso) 16h30: Análise do Cenário Logístico Mato Grosso-China – CONTLOG (Plenário da FECOMERCIO)
11/10 – Sexta-feira – Nova Mutum/MT 09h00: Sindicato Rural de Nova Mutum
12/10 – Sábado – Chapada dos Guimarães/MT 09h00: Rodada de negócios – Malai Manso Resort
Com Secom


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade