Da Redação
“O momento é de união, de reconstrução e de recomeço. Que essa tragédia sirva para nos unir cada dia mais, com essa bela demonstração de democracia, unindo adversários e opostos, para que todos possamos discutir e debater esse drama que afeta a população cuiabana", acentuou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - ao analisar as ações que envolvem governos e Legislativos para restabelecer a estrutura do Shopping Popular.
O chefe do executivo municipal considerou: "o dia 15 de julho de 2024 não será esquecido; todos vão lembrar onde estavam quando o Shopping Popular foi engolido pelas chamas. Eu nunca vou esquecer desse dia”.
A avaliação do prefeito ocorreu no campo do anúncio de medidas urgentes para apoiar os comerciantes, ontem (15).
A gestão confirmou "uma série de diretrizes emergenciais para atender aos lojistas que tiveram suas lojas destruídas pelo incêndio que consumiu o Shopping Popular durante a madrugada de ontem".
A administração municipal evidencia:
O prefeito destacou o trabalho conjunto do Cuiabanco e Desenvolve MT para maior assertividade na concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura, em caráter temporário, de um centro comercial. A Secretaria de Ordem Pública irá auxiliar no processo de legalização das empresas e fornecer a documentação necessária para viabilizar as possibilidades de crédito, além de garantir a segurança do local.
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria de Obras Públicas, mediante liberação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irão atuar imediatamente para liberar a área e manter a limpeza e a ordem pública. A Secretaria de Mobilidade Urbana atuará na organização do trânsito e das vias adjacentes ao local.
“A gente está buscando forças em Deus e na solidariedade das pessoas. Eu jamais pensaria em ter uma reunião para tratar de uma pauta dessa, e tenho buscado forças a todo momento para podermos reconstruir e recomeçar. São seiscentos pais de família, e nós queremos começar a trabalhar. Nós não vamos discutir em outro lugar que não seja aqui”, disse emocionado o presidente da Associação de Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão.
O vice-prefeito da capital, José Roberto Stopa, pontuou a importância de que esses comerciantes voltem a trabalhar o mais breve possível. “Nunca vi pessoas tão trabalhadoras como aquelas que trabalham no Shopping Popular. O que essas pessoas querem, e consideram como dignidade, é começar a trabalhar. A grande campanha deve ser para que as pessoas continuem comprando dessas barracas, mesmo sem o conforto e o ar-condicionado que tinham antes. A população de Cuiabá pode apoiar, comprando deles mesmo em situações adversas nos próximos meses”, afirmou.
Participaram da reunião promovida pela Prefeitura de Cuiabá: César Miranda, Secretário de Desenvolvimento Econômico, representando o Governo do Estado; os deputados federais Coronel Fernanda e Abílio Brunini; a diretora do Desenvolve MT, Mayran Benicio; os deputados estaduais Wilson Santos e Lúdio Cabral, representando a Assembleia Legislativa de MT; o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Chico 2000; e representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da Associação do Shopping Popular.
Com Secom


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi