Da Redação
“O Pró-Gestão qualifica os regimes previdenciários dando a eles mais maturidade, levando à mais capacitação e transparência. Tudo isso, com certeza, vai servir para que possamos acompanhar melhor o desempenho e a eficiência desses fundos", alertou o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso (COPSPAS/TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
O "aviso" do conselheiro ocorre no cenário em que a Comissão (COPSPAS/TCE-MT) "emitirá nota recomendatória aos municípios do estado para que façam adesão ao Pró-Gestão, programa do Governo Federal voltado à modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)".
Via Comunicação - o Tribunal de Contas detalha:
A medida foi anunciada pelo presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, durante reunião com o vice-presidente da Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses (APREMAT), Elliton Oliveira de Souza, na manhã desta quinta-feira (4).
Segundo Maluf, as recomendações serão direcionadas aos prefeitos e gestores dos regimes.
Atualmente, estas entidades administram aproximadamente R$ 7 bilhões no estado, o que faz da atuação do TCE-MT fundamental. “Já fazemos o controle sobre o segmento, mas precisamos avançar cada vez mais, porque é um tema que diz respeito ao bem-estar de todos os aposentados, que é algo que não podemos abrir mão”, acrescentou Maluf.
Ao destacar a importância da interlocução com o Tribunal, Elliton apontou que o trabalho conjunto resultará no fortalecimento do sistema previdenciário mato-grossense, responsável por cerca de 150 mil vidas.
“São milhares de servidores municipais e do estado que dependem de uma boa gestão desses recursos. Então, o primeiro o impacto do diálogo é esse, porque quando se tem uma boa administração do RPPS, é possível dar segurança para que esses servidores possam contar com suas aposentadorias no futuro”, pontuou.
Na reunião também foi confirmada a participação da comissão do TCE-MT no 11º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso, que acontecerá entre 19 e 21 de agosto. Além de Maluf, dois auditores do Tribunal estarão à frente de painéis previstos na programação, que abordará temas como legislação previdenciária, investimentos, governança e sustentabilidade do sistema previdenciário.
“O volume de recursos gerido por essas instituições é bem significativo, então temos que voltar os olhos para essas gestões para que elas possam evoluir. Estamos à disposição para ajudar a melhorar a gestão dos RPPS municipais”, concluiu o presidente da Associação.
O Pró-gestão
O Pró-Gestão é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Criado em 2015, ele incentiva boas práticas por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos e da transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Para receberem o certificado, as entidades credenciadas passam por auditorias periódicas e precisam atender aos padrões de execução de processos e às normas técnicas estabelecidas. De acordo com relação do Ministério da Previdência Social atualizada em janeiro deste ano, Mato Grosso conta com 32 entes credenciados.
Com Comunicação TCE-MT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC