Várzea Grande sedia, no dia 8 de maio, o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso, encontro que reunirá prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas para tratar do uso da tecnologia e transformação digital dos serviços públicos.
A realização é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e, integra a progração a programação de aniversário de 157 anos de Várzea Grande.
É o primeiro evento presencial promovido pela RCD no Estado. Conforme o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de informações entre gestores municipais que adotaram soluções inovadoras para o aprimoramento dos serviços públicos. “A tecnologia virou uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade de vida a população, uma vez que podem reduzir custos e ampliar o acesso dos munícipes à administração pública de maneira simplificada”, destaca o diretor.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, destaca que o evento valoriza as cidades que estão investindo em tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. “Vamos mostrar à sociedade o que temos feito: nossos serviços tributários e de alvarás foram digitalizados, estando ao alcance da palma da mão. Temos políticas públicas na área turística e empreendedora, facilitando o acesso a linhas de crédito. Todas as 90 escolas da cidade e creches têm tecnologias de vigilância interna e sistema para realização de matrículas online”, contou.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano, a tecnologia tem sido o principal vetor de avanços das políticas públicas na área da segurança pública, diminuindo os índices de criminalidade local. “O programa Vigia Mais, em parceria com o Governo do Estado, tem promovido a instalação de câmeras em todas as vias das cidades. São 337 câmeras sendo instaladas para o videomonitoramento acompanhado pela polícia militar e guarda municipal. Cidades inteligentes são aquelas que se tornam seguras para os seus moradores”, observa o secretário.
Além de políticas públicas e modelos implementados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela Aprova, IGTECH e Portal de Compras Públicas. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes tem o apoio institucional da Rede de Inovação Mato Grosso (INOVAMT).
Por Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan