Da Redação
"O prefeito Emanuel Pinheiro oficializou na tarde desta terça-feira (30), a solicitação para uma reunião com o governador Mauro Mendes, tendo como ponto a Saúde de Cuiabá e o repasse de recursos", pontua a administração da Capital.
O pedido foi oficializado após o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) considerar - recentemente em vídeo - apelo para que a questão da saúde pública no município - e mais especificamente em relação ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), fosse ponto de debate entre a prefeitura e o Governo de Mato Grosso.
Ocorre que o HMC - que atravessa problemas de recursos - atende cerca de 60% de pacientes de municípios do interior do Estado.
Dessa forma, aumenta o coro de líderes políticos que defendem a estadualização do HMC.
Mais informações divulgadas pela prefeitura de Cuiabá sobre o assunto:
“Hoje tem 91 leitos ocupados no São Benedito, desses 45 são do interior do estado. E quem paga essa conta? A população cuiabana. Lembrando a vocês que alta complexidade é obrigação do estado e da União. Cuiabá está carregando a Saúde do Estado nas costas, isso precisa ser debatido sem política eleitoral e sem politicagem e é isso que eu estou me propondo a fazer”, afirmou Emanuel em vídeo publicado nas redes sociais.
Dados de um estudo da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que analisou a mobilidade de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que no total 41% dos pacientes atendidos em Cuiabá são do interior de Mato Grosso.
À medida em que ocorreu aumento da demanda do interior, a prefeitura de Cuiabá também enfrentou a defasagem Programação Pactuada e Integrada (PPI), instrumento contratual do SUS que permite o pagamento de um município por atendimento de pacientes residentes em outro município.
“Agora, vamos só aguardar o dia, a data, para poder instalação, discutir no futuro, especialmente a Saúde pública do município”, finalizou o prefeito.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Janeiro Branco e a Ansiedade de Avatar
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado