• Cuiabá, 24 de Agosto - 2025 00:00:00

Cuiabá oficializa pedido para discutir crise na Saúde com governador


Da Redação

"O prefeito Emanuel Pinheiro oficializou na tarde desta terça-feira (30), a solicitação para uma reunião com o governador Mauro Mendes, tendo como ponto a Saúde de Cuiabá e o repasse de recursos", pontua a administração da Capital. 

O pedido foi oficializado após o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) considerar - recentemente em vídeo - apelo para que a questão da saúde pública no município - e mais especificamente em relação ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), fosse ponto de debate entre a prefeitura e o Governo de Mato Grosso. 

Ocorre que o HMC - que atravessa problemas de recursos - atende cerca de 60% de pacientes de municípios do interior do Estado.

Dessa forma, aumenta o coro de líderes políticos que defendem a estadualização do HMC. 

Mais informações divulgadas pela prefeitura de Cuiabá sobre o assunto:  

“Hoje tem 91 leitos ocupados no São Benedito, desses 45 são do interior do estado. E quem paga essa conta? A população cuiabana. Lembrando a vocês que alta complexidade é obrigação do estado e da União. Cuiabá está carregando a Saúde do Estado nas costas,  isso precisa ser debatido sem política eleitoral e sem politicagem e é isso que eu estou me propondo a fazer”, afirmou Emanuel em vídeo publicado nas redes sociais. 

Dados de um estudo da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que analisou a mobilidade de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que no total 41% dos pacientes atendidos em Cuiabá são do interior de Mato Grosso. 

À medida em que ocorreu aumento da demanda do interior, a prefeitura de Cuiabá também enfrentou a defasagem Programação Pactuada e Integrada (PPI), instrumento contratual do SUS que permite o pagamento de um município por atendimento de pacientes residentes em outro município.

“Agora, vamos só aguardar o dia, a data, para poder instalação, discutir no futuro, especialmente a Saúde pública do município”, finalizou o prefeito.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: