• Cuiabá, 13 de Maio - 00:00:00

Lembrando que Cuiabá atende pacientes de todo Estado, Emanuel pede audiência com governador


Da Redação

Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - em vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (26/4) - fez um breve relato sobre a situação de crise na Saúde da Capital - frisando, mais uma vez, que "Cuiabá é a mãe do Estado" - atendendo no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) a maioria dos pacientes do interior de Mato Grosso.

Nesse contexto, o chefe do Executivo municipal ressaltou que "não está no processo eleitoral" - ou seja, pediu debate sem interferência política. 

Ao final, Pinheiro pede audiência com o governador Mauro Mendes - para discutir meios visando respaldar a Saúde na Capital - que socorre pacientes do interior.

Confira as pontuações de Pinheiro:

"Última sexta-feira (26/4) de abril, estou aqui no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o maior hospital do Estado, que a população cuiabana construiu e que foi entregue na minha gestão. Esse hospital atende o Estado inteiro, é um hospital regional."

"Eu quero compartilhar um número com vocês. Sabem quantos pacienteS estão internados hoje aqui: 298 pacientes e de Cuiabá são 78 (nesse quadro). São 220 pacientes do interior do Estado."

"E quem paga essa conta? A população cuiabana."

"Cuiabá carrega há muito tempo a saúde nas costas."

"Mas agora está mais sobrecarregada ainda, porque nós ampliamos os serviços à população além de Upas. E com isso o Estado desestruturou a saúde no interior, fechou unidades. A população do interior do Estado está correndo para cá. Até aí gente, tudo bem, faz parte de Cuiabá ser mãe dos munícipes." 

"Agora, cada um tem que fazer a sua parte: União, Estado e município."

"Até agora, só Cuiabá está carregando esse piano."

"A União ajuda, Cuiabá banca tudo e o Estado, pouca coisa ou quase nada. Isso não é justo. Vocês estão vendo os números." 

"Então se discute a estadualização por quê? A estadualização é isso. Aqui é um hospital regional! Se fosse para atender a minha população cuiabana apenas, por exemplo hoje, 78 pacientes, os recursos que nós temos dá e sobra."

"Aqui seria uma saúde de primeiro mundo. O problema é que é o Estado inteiro."

"A população cuiabana está ficando sem leito, sem espaço e nós estamos tendo que pagar a conta sozinhos e isso não é correto. Por isso que estou conversando e muita gente fala: ah o governador falou isso, o presidente da Assembleia falou aquilo, para gente, eu não quero discutir, isso é política."

"Eu já falei que estou fora do processo eleitoral esse ano. Eu não estou preocupado com política. Eu quero discutir solução para a saúde de Cuiabá e de Mato Grosso, porque Cuiabá carrega a saúde do Estado nas costas."

"Eu só vejo uma solução para isso e sabe qual é? Sentar à mesa, honrando os cargos que ocupam, o prefeito e o governador do Estado. E aí Mauro, vamos nessa? Que dia você pode me receber em audiência para tratar da saúde pública de Cuiabá e de todo Mato Grosso?" 

Outro lado

Em trecho de reportagem do Portal FolhaMax, é pontuado que "o Governo de Mato Grosso repassou R$ 846,8 milhões para a Saúde de Cuiabá, entre os anos de 2019 e 2023, para manutenção de serviços desde a Atenção Básica até as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)".

 

Atualizada às 21h




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: