Durante visita realizada aos postos de atendimento instalados no Fórum de Cuiabá e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta semana, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, frisou que faltam apenas 20 dias para o fechamento do cadastro eleitoral e que é preciso intensificar os esforços para atender o maior número de pessoas possível.
Estes postos eleitorais passaram a funcionar no mês de abril, visando intensificar as ações de fechamento do cadastro eleitoral, cujo prazo final é 08 de maio deste ano, em função das Eleições Municipais, que ocorrerão em outubro. Também foi inaugurada uma unidade de atendimento no Fórum de Várzea Grande, que já recebeu a visita da presidente do Tribunal, em ocasião anterior.
Além de verificar as instalações, as visitas visam prestigiar o trabalho prestado por colaboradores e colaboradoras dos órgãos parceiros, que firmaram Acordos de Cooperação Técnica com o TRE-MT, visando à soma de esforços em prol do cadastramento de novos eleitores e eleitoras e regularização de títulos. “O intuito é facilitar o acesso para que o eleitor possa se organizar, resolver a sua situação junto à Justiça Eleitoral e exercer o direito ao voto. Temos feito também bastante mutirões pelo estado para que a gente possa realmente atender o eleitor e a eleitora, lembrando que o prazo para fazer qualquer alteração no cadastro vai só até 08 de maio”, frisou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
A diretora do Fórum de Cuiabá, juíza Adair Julieta da Silva, afirmou que a cedência do espaço para atendimento da Justiça Eleitoral é muito importante. “Isso demonstra que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso é pioneira nesse tipo de ação, porque ela possibilita que as pessoas que aqui comparecem, bem como os servidores e servidoras, façam a regularização da situação eleitoral e tenham acesso a outros serviços. É uma iniciativa fundamental que colabora com o fortalecimento do exercício da cidadania”.
O presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho, destacou a importância da parceria com a Justiça Eleitoral. “A Assembleia Legislativa é um ponto que passa cerca de duas mil pessoas por dia, então disponibilizar este espaço de atendimento da Justiça Eleitoral é facilitar para pessoas que muitas vezes já vêm resolver uma outra situação no espaço cidadania. Temos, por exemplo, o serviço de confecção de RG, entre outros, e depois o cidadão já pode ser atendido também pelo TRE no mesmo local”, reforçou.
Na ALMT, a presidente foi recebida pela vice-presidente da ALMT, deputada estadual Janaina Riva, que destacou a importância da participação do eleitorado jovem. “Essa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral já deu frutos no passado e hoje nós recebemos, aqui, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que representa o fortalecimento desta parceria que eu tenho certeza que vai render bons frutos para democracia. Então, o cidadão e cidadã de todas as regiões de Mato Grosso pode vir até a Assembleia para regularizar ou fazer o título, especialmente os mais jovens, já a partir dos 16 anos ou que têm 15 e vão completar 16 até o dia da eleição”.
Regularização
Belchior de Carvalho foi até o Fórum de Cuiabá retirar veículos de um leilão realizado, já que trabalha com material de sucata. Informado sobre o serviço da Justiça Eleitoral, ele aproveitou a oportunidade para regularizar o título. “Quando fiquei sabendo, vim renovar o documento, porque já fazia oito anos que estava cancelado. Até porque eu preciso fazer o passaporte para ver meu filho que mora na França e eles exigem o título eleitoral para tirar e eu conseguir viajar. Então, foi muito bom ter essa unidade aqui, já facilitou bastante e agora consegui regularizar a situação”, ressaltou.
Serviço:
Os novos postos funcionam de segunda a sexta-feira. Na ALMT, o atendimento ocorre das 8h às 14h, e o prédio fica na Av. André Maggi, n° 6, no Centro Político Administrativo, em frente ao Parque das Águas, em Cuiabá. Já no Fórum da capital, o atendimento é das 12h às 18h, e fica na Av. Des. Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n, no Centro Político Administrativo. O posto eleitoral do Fórum de Várzea Grande atende das 13h30 às 18h, na Avenida Chapéu do Sol - Guarita II.
Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan