Da Redação
"Não mediremos esforços no apoio e capacitação aos gestores para que a população receba serviços públicos de qualidade", asseverou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo - ao analisar o contexto da saúde pública na Capital.
A pontuação ocorre no campo em que "servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá serão capacitados pelo TCE-MT sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021)".
O TCE acentua:
O presidente do TCE-MT recebeu recentemente a nova equipe de gestão da Secretaria, que assumiu após o fim da intervenção do Estado na Saúde do município, e colocou a Escola Superior de Contas e a equipe técnica do órgão de controle à disposição para capacitar os servidores da Saúde.
“Estamos comprometidos em garantir que os gestores públicos tenham o conhecimento e as ferramentas adequadas para conduzir processos licitatórios e contratos administrativos de forma eficaz, assegurando a aplicação correta dos recursos públicos e promovendo a transparência”, afirmou Sérgio Ricardo.
Durante o encontro, o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Alessandro Teixeira, e secretários-adjuntos falaram sobre as dificuldades na área de licitações e contratos administrativos, especialmente pela obrigatoriedade de implantação da Lei Federal nº 14.133/2021, solicitando o apoio do TCE-MT na capacitação dos gestores municipais.
O secretário reforçou a importância da capacitação, tendo em vista que 614 novos servidores foram convocados para tomar posse no dia 29 de janeiro e muitos ainda não possuem experiência administrativa na gestão da saúde.
Após a reunião do presidente do TCE-MT com o secretário e adjuntos, as equipes técnicas do órgão de controle e da Secretaria já se reuniram para avançar sobre a capacitação, que envolverá workshops e treinamentos ministrados por especialistas do Tribunal de Contas.
Os gestores públicos municipais terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os novos dispositivos legais, esclarecer dúvidas e discutir casos práticos relacionados ao universo das licitações e contratos administrativos. Serão abordadas as temáticas: Fundamentos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos; Estudo Técnico Preliminar & Termo de Referência, Contratação Direta; e Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Além disso, o TCE-MT disponibilizará modelos de editais, termos de referência, estudos técnicos preliminares e demais documentos afins, proporcionando um apoio prático e efetivo para a implementação das mudanças exigidas pela nova Legislação. Essa abordagem visa não apenas informar, mas também capacitar os gestores a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias.
Na reunião de alinhamento das equipes técnicas, realizada na última quinta-feira (18), representaram o TCE o coordenador-geral da Escola Superior de Contas, Marcos José da Silva; e o secretário do Gabinete de Inovação e Transformação Digital, Nilson Bezerra. Pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, participaram Marcus Fabrício; Ubirajara Perdomo (Coordenador Técnico de Licitações e Contratos), Renauldt Fernando Tedesco de Carvalho (Assessor Técnico de Assistência Farmacêutica) e Tatiane Morbeck Leite (Farmacêutica), além do servidor Agmar divino Lara de Siqueira (Secretário-Adjunto Especial de Licitações e Contratos da Secretaria de Gestão).
Com Comunicação TCE-MT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra aponta convênios com R$ 4,5 bilhões em investimentos
Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF
VG: Operação da PM apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína
Sefaz alerta: Caixa Econômica deixa de receber tributos estaduais
Zerar déficit de 202 mil vagas em presídios custaria R$ 14 bilhões
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades