Sonia Fiori
O Governo de Mato Grosso assinala - em nota divulgada na noite de hoje (16/janeiro), resposta no quadro da polêmica gerada após decisão do Estado de dar sequência às obras do BRT em Cuiabá.
O Estado assevera ter iniciado as obras com aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
Ocorre que a prefeitura de Cuiabá busca mecanismos - junto ao Governo Federal, para assegurar o modal VLT na Capital.
Foi nesse contexto, que o Ministério Público Estadual (MPMT) também se manifestou hoje - notificando o Estado a não iniciar obras do BRT sem autorizações urbanísticas.
A prefeitura - por sua vez - notificou o Consórcio BRT a apresentar licenças - prazo de 48 horas.
Assim, está prevista reunião nesta quarta-feira (17) - entre as "partes" para buscar alinhamento.
Essa "missão" não será fácil e soa com um desafio para o MPMT - dado o atual cenário de "confronto político" entre os Executivos estadual e municipal.
Vale lembrar que em Várzea Grande, a posição do prefeito Kalil Baracat (MDB) é de apoio ao BRT - com sequência do projeto na cidade.
Nota do Governo na íntegra:
O Governo de Mato Grosso prestará todas as informações requeridas pelo Ministério Público do Estado (MPE) e, com isso, o andamento das obras do Sistema BRT em Cuiabá não será prejudicado.
Os trabalhos só tiveram início após decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que autorizou a execução das obras do Sistema BRT na capital “independente da análise/autorização do Poder Executivo de Cuiabá”.
A implantação do Sistema BRT na capital teve início nesta semana, na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar. Antes de começar, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) obteve todas licenças ambientais necessárias.
Além disso, a Sinfra atendeu a todas as exigências legais, tais como audiências públicas e estudos de impacto ambiental e de vizinhança. Todos esses documentos serão apresentados ao MP em tempo hábil.
As obras
Neste primeiro momento, o Consórcio responsável pela obra trabalha no sistema de drenagem no canteiro central. Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem.
Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas. A primeira ligará o Terminal do CPA, que será construído próximo ao Comando Geral da PM, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro.
A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o centro da capital.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra aponta convênios com R$ 4,5 bilhões em investimentos
Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF
VG: Operação da PM apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína
Sefaz alerta: Caixa Econômica deixa de receber tributos estaduais
Zerar déficit de 202 mil vagas em presídios custaria R$ 14 bilhões
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades