Inon Neves
Priorizar o digital é o caminho a seguir para organizações se manterem competitivas no mercado. Nosso Relatório sobre o Estado da Indústria de 2023 revelou que 43% dos entrevistados pretendem aumentar o investimento em repositório/gestão de documentos digitais nos próximos 12 meses, embora as restrições orçamentais tenham sido listadas como um desafio para muitos dos mesmos entrevistados.
Não é à toa que as empresas têm buscado por soluções de armazenamento digitais, já que os benefícios são inúmeros e vão da conformidade à acessibilidade.
A seguir, trago alguns motivos e benefícios que o armazenamento digital traz para as organizações.
Disponibilidade e agilidade
Um colaborador pode gastar em média 1,8 horas por dia procurando informações, ou seja, mais de nove horas por semana. O tempo que deveria ser empregado em atividades mais estratégicas é despendido tentando localizar arquivos.
O armazenamento digital permite que os documentos críticos para o negócio estejam prontamente disponíveis em um ambiente organizado e estruturado, podendo ser localizados e acessados rapidamente.
Além disso, a digitalização oferece maior precisão e velocidade em comparação aos processos manuais, com menos erros. O processo altamente escalável acomoda maiores volumes de dados e, ao mesmo tempo, reduz os custos do trabalho manual.
Segurança e Acesso
As organizações necessitam de um método seguro e eficiente para acesso e compartilhamento desses documentos. No entanto, os dados mostram que as empresas precisam melhorar a forma como compartilham documentos.
Um relatório recente sobre perda de dados do Egress revelou que 80% dos funcionários usam e-mail para compartilhar dados e documentos confidenciais com partes internas e externas. Além disso, o relatório indicou que 83% das empresas já sofreram violações de dados por e-mail.
Com um armazenamento digital a organização tem o controle de quando o documento é acessado e por quem, além de poder restringir o acesso apenas para visualização, para que nenhuma cópia seja feita ou encaminhada, além de permitir a criptografia destes documentos, conferindo ainda mais segurança.
Localização
Em organizações que estão geograficamente dispersas, com escritórios em diferentes estados, cidades ou até mesmo países, a troca de documentos físicos é um desafio.
A digitalização de documentos resolve o problema geográfico ao tornar as informações acessíveis de qualquer lugar, gerando inclusive redução de custos com remessas de papéis para outras filiais, e evitando riscos de perda de documentos e até de cópias não autorizadas.
Tornar seus documentos digitais não faz sentido apenas do ponto de vista organizacional, é também a maneira número um de garantir a segurança e a proteção a longo prazo de seus registros.
Inon Neves é vice-presidente sênior da Access Latam.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro