A Justiça Eleitoral de Mato Grosso convida toda a sociedade mato-grossense para assistir a palestra que nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, com a temática “Mulheres na democracia”.
Para palestrar, foram convidadas a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, e a juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Amini Haddad. A palestra está programada para iniciar às 9h com término às 10:30. Em formato virtual, o encontro será no canal do TRE-MT no Youtube. Assista aqui.
Conforme dados do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil ocupa a 132º posição no ranking de mulheres no parlamento. A nível nacional, as mulheres representam apenas 16,9% da Câmara dos Deputados e 18,5% no Senado Federal, o que contrasta com a maioria do eleitorado do país, que são justamente as mulheres. Atualmente, elas representam 53% do eleitorado, segundo dados do TSE nas eleições de 2022. Ou seja, mais da metade do Brasil.
Ao direcionar o olhar para Mato Grosso, apenas 10,8% de candidatas mulheres foram eleitas na última eleição de 2022. O que demonstra a baixa representatividade dessa parcela na política, tanto na esfera estadual, quanto na nacional. Nesse cenário, a ação do TRE-MT surge para fortalecer e impulsionar a participação de mais mulheres na democracia brasileira.
Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), a iniciativa é uma forma de desmistificar a atuação política feminina e falar sobre a importância da presença da mulher, além de dar abertura para que diferentes mulheres de todo estado conheçam e ampliem seus conhecimentos sobre a participação na democracia em suas diferentes frentes e formas. O TRE continua reafirmando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ainda que o tema sugira que a atividade seja direcionada para as mulheres, a palestra é um espaço, também, para os homens e a sua participação. Essa é uma forma de dialogar e expor pontos de reflexão sobre a temática proposta.
Da Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro