A Justiça Eleitoral de Mato Grosso convida toda a sociedade mato-grossense para assistir a palestra que nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, com a temática “Mulheres na democracia”.
Para palestrar, foram convidadas a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, e a juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Amini Haddad. A palestra está programada para iniciar às 9h com término às 10:30. Em formato virtual, o encontro será no canal do TRE-MT no Youtube. Assista aqui.
Conforme dados do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil ocupa a 132º posição no ranking de mulheres no parlamento. A nível nacional, as mulheres representam apenas 16,9% da Câmara dos Deputados e 18,5% no Senado Federal, o que contrasta com a maioria do eleitorado do país, que são justamente as mulheres. Atualmente, elas representam 53% do eleitorado, segundo dados do TSE nas eleições de 2022. Ou seja, mais da metade do Brasil.
Ao direcionar o olhar para Mato Grosso, apenas 10,8% de candidatas mulheres foram eleitas na última eleição de 2022. O que demonstra a baixa representatividade dessa parcela na política, tanto na esfera estadual, quanto na nacional. Nesse cenário, a ação do TRE-MT surge para fortalecer e impulsionar a participação de mais mulheres na democracia brasileira.
Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), a iniciativa é uma forma de desmistificar a atuação política feminina e falar sobre a importância da presença da mulher, além de dar abertura para que diferentes mulheres de todo estado conheçam e ampliem seus conhecimentos sobre a participação na democracia em suas diferentes frentes e formas. O TRE continua reafirmando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ainda que o tema sugira que a atividade seja direcionada para as mulheres, a palestra é um espaço, também, para os homens e a sua participação. Essa é uma forma de dialogar e expor pontos de reflexão sobre a temática proposta.
Da Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade