• Cuiabá, 05 de Setembro - 2025 00:00:00

Incêndio ameaça Parque das Onças-Pintadas: 20 mil hectares afetados

  • Em Geral
  • 23/10/2023 08:10:36

Da Redação

Um estudo realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) revelou que aproximadamente 20 mil hectares já foram devastados pelas chamas na região do Parque Estadual Encontro das Águas, em Mato Grosso. O incêndio teve origem em uma fazenda próxima ao parque e já se alastra há 20 dias.

Os dados divulgados pelo ICV no último sábado (21) indicam que dos 20 mil hectares atingidos, 10 mil estão localizados dentro dos limites do próprio parque. O Parque Estadual Encontro das Águas está situado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, sendo reconhecido por abrigar a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

As informações foram obtidas com base em registros de focos de calor e área queimada disponibilizados pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), além de imagens de satélite.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul somam 1.309 focos de incêndio no Pantanal, dos quais 730 estão ativos em Mato Grosso. Somente no mês de outubro, foram registrados 533 focos de incêndio nos dois estados, sendo 379 em solo mato-grossense.

Para conter as chamas, aproximadamente 30 bombeiros militares se posicionaram em quatro pontos estratégicos ao longo das margens do Rio Canabu. Essa escolha considera a direção do vento e a proximidade de recursos hídricos, permitindo o uso de motobombas no combate direto ao incêndio. Além disso, os bombeiros contam com o suporte das aeronaves do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM), que lançam água nos focos de incêndio e realizam monitoramento por satélite.

O tenente-coronel Marco Aires, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), afirmou que a principal meta é evitar que o fogo se espalhe para o lado oposto do rio, pois, caso isso ocorra, as chamas podem avançar em direção ao norte do parque, ameaçando ainda mais a preciosa fauna do local.

(Com ICV)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: