Da Redação
A Câmara Setorial Temática (CST), criada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para abordar as mudanças climáticas, se reuniu para discutir a situação das águas no estado. O presidente da CST, deputado Júlio Campos, destacou o papel crucial dos estados brasileiros, especialmente Mato Grosso, na mitigação das mudanças climáticas.
Durante a reunião, foram discutidos desafios relacionados à disponibilidade de dados pluviométricos sólidos e à gestão dos recursos hídricos. A sugestão de utilizar recursos do Fundo Amazônia para desenvolver uma política de acompanhamento do ciclo hídrico completa foi apresentada, bem como a necessidade de envolver instituições locais e fortalecer setores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente na coleta de dados.
A presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, Carolina Joana da Silva, ressaltou as transformações na Baía de Chacororé e os desafios para sua preservação, incluindo a necessidade de intervenções para sua recuperação. Também foi mencionada a proposta de instituir uma política de educação climática para a população do Pantanal.
Diversas ações em relação às mudanças climáticas, como a implantação do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, a expansão das estações hidrometeorológicas e o mapeamento de áreas de risco, foram destacadas pelo secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil, Cesar Viana de Brum.
Representantes do Movimento de Defesa das Áreas do Pantanal e dos povos de São Lourenço também expressaram preocupações relacionadas à construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e pediram apoio para evitar sua expansão.
A relatora da CST, Josevane Reis da Fonseca, enfatizou a importância das discussões e o compromisso de compilar e analisar todas as sugestões apresentadas nas reuniões da CST.
(Com Assessoria AL-MT)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
A imortalidade que habita em nós!
Sinfra aponta convênios com R$ 4,5 bilhões em investimentos
Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF
VG: Operação da PM apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína
Sefaz alerta: Caixa Econômica deixa de receber tributos estaduais
Zerar déficit de 202 mil vagas em presídios custaria R$ 14 bilhões
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?