A corrupção eleitoral será tema de palestra virtual realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) no próximo dia 28, das 8h30 às 10h30. A iniciativa é da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT).
O assunto será abordado pelo promotor de Justiça em Minas Gerais, Edson de Resende Castro, e pelo procurador regional eleitoral de Mato Grosso, Erich Raphael Masson. A palestra contará ainda com a mediação do juiz-membro do TRE-MT, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro.
Interessados poderão acompanhar a palestra pelo canal do TRE-MT no YouTube. Clique aqui para acessar e salvar o link.
A corregedora regional eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou que a palestra consta no Plano de Ação da Corregedoria para o biênio 2023-2025, em função da relevância do tema para a garantia da lisura do processo eleitoral. “A corrupção é um ato extremamente danoso em todas as esferas e, quando praticada no âmbito eleitoral, compromete sobremaneira a democracia. A Justiça Eleitoral atua não só coibindo esta prática, mas também orientando e disseminando informações que contribuam com o combate a este crime”.
Currículos
Edson de Resende Castro é promotor de Justiça, membro auxiliar da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialista em Ciências Jurídicas, foi presidente do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) em 2020, e atua como coordenador eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais desde 2004. É autor do livro “Curso de Direito Eleitoral”, Ed. Del Rey, 11ª edição, coautor e coordenador do livro “Lei da Ficha Limpa”, Editora EDIPRO, coautor do livro “Manual de Atuação Funcional do Ministério Público de Minas Gerais”, CEAF-MG, 2010, e coautor do livro “A Nova Campanha Eleitoral de 2020 – EC n. 107”, Editora Mizuno, 2020.
Erich Raphael Masson é procurador da República no Ministério Público Federal, titular do ofício ambiental e procurador regional eleitoral em Mato Grosso. Graduado em Direito e Ciências da Computação, é especialista em Direito e Processo Administrativo e em Redes de Computadores. Ocupou, anteriormente, as funções de auditor do Estado na Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e de analista no Ministério Público Estadual (MPE).
Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro é juiz-membro do TRE-MT, juiz titular da 3ª Vara Cível de Cuiabá, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil, e em Direito Penal e Direito Processual Penal. Possui MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é especialista em Direito Digital, Cyber segurança e Data Protection (2021/2022) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Da Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro