Da Redação
A prefeitura de Cuiabá confirmou o cronograma de audiências públicas que visam debater o Plano Diretor do município.
"Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Comitê de Revisão do Plano Diretor, a gestão convida a população para contribuir com sugestões ao projeto final do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que está em fase de consolidação do prognóstico".
Acentua: "o Plano Diretor é um instrumento fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável de uma cidade. Ele estabelece diretrizes, normas e metas a serem seguidas por todas as secretarias municipais, tratando de assuntos transversais às competências de cada setor".
A gestão reforça:
No próximo dia 27 de julho, às 9h, e dia 30 de agosto, serão realizadas audiências públicas sobre o tema.
A ferramenta estratégica tem como finalidade projetar o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 10 (dez) anos, reorganizando os espaços, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida à população cuiabana, atendendo a lei federal nº 10.257/2001.
O material está disponível no Portal da Transparência através do endereço eletrônico - http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/home.
Basta clicar no ícone- Plano Diretor para acessar o conteúdo da fase PROGNÓSTICO. No mesmo ambiente já estão disponíveis os ícones para acesso aos formulários eletrônicos para as dúvidas e contribuições.
“A participação dos diversos setores da sociedade é fundamental, pois mediante os apontamentos, será possível incluir no documento que será apresentado em Audiência Pública, prevista para o dia 27 de julho”, disse o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga.
O encontro previsto para o final desse mês, servirá de base para validação do Prognóstico, para que posteriormente seja elaborado o produto final. “Encerrada essa fase do prognóstico, entraremos na fase da Minuta da Lei propriamente dita. Que terá uma minuta inicial disponibilizada no Portal da Transparência a partir do dia 1º de agosto, a Minuta que será disponibilizada é material base para que a população possa tirar dúvidas e fazer a sua contribuição” acrescentou Puga.
A audiência pública do dia 27 de julho acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação a partir das 9h, contudo, o convite para este momento será publicado na Gazeta Municipal. Já a audiência pública para amplo debate da Minuta da Lei programada para o dia 30 de agosto, ainda terá seu local e data divulgadas logo após a realização da primeira visando não gerar dúvidas quanto aos dois eventos.
“Essas são as duas últimas etapas e mais uma vez convidamos a população e entidades para que seja elaborado um Plano Diretor de acordo com a realidade atual para que possamos fazer da nossa cidade um lugar muito melhor para os próximos 10, 20, 30 anos. A expectativa é de que ele seja aprovado com base no amplo debate realizado com os diversos setores da sociedade cuiabana”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento.
Posterior à conclusão dos trâmites e a constatação da contribuição efetiva da sociedade cuiabana, o processo retorna a tutela do Executivo Municipal para atualização e elaboração de novas leis regimentais complementares.
“Será mais um instrumento norteador para as demais legislações da cidade, buscando a compatibilização de uso e a melhor forma para a ocupação, pautadados pelo desenvolvimento sustentável do Município, considerando aspectos como infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, gerando assim mais qualidade de vida para a nossa população. Vamos deixar como legado uma Cuiabá muito melhor pra se viver”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.
Com Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido