Da Redação
"Dois projetos cuiabanos foram premiados durante a 4ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis 2023: acelerando a implementação da Agenda 2030, realização do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), realizado na última sexta-feira (16), no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo", ressalta o Executivo municipal.
"É uma enorme alegria ver os projetos que beneficiam a nossa gente tomar proporções nacionais com esse reconhecimento que serve de modelo para todo o país. São ações inovadoras e pioneiras que têm beneficiado milhares de pessoas em nossa capital", frisou o prefeito Emanuel Pinheiro que recebeu em mãos a premiação.
Mais informações - conforme a gestão:
As iniciativas inscritas foram avaliadas por um grupo de especialistas, de acordo com quatro categorias (Ambiental, Social, Econômico e Governança), divididas em três faixas populacionais (Cidades Pequenas, Médias e Grandes). Ao todo, foram inscritas mais de 90 boas práticas, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.
Os programas Solidariedade em Ação (Econômico) e Cuiabá Te Queremos Verde (Ambiental) foram premiados na terceira colocação em suas respectivas categorias. O projeto Espaço Mulher - Outubro Rosa que atendeu mais de 22 mil pessoas com 16.049 exames laboratoriais também concorreu na categoria social, porém não classificou para a premiação.
A grande expectativa da noite ficou por conta do Programa Solidariedade em Ação que beneficia crianças órfãs do feminicídio com o benefício de um salário mínimo, cerca de R$ 1.320.
A iniciativa tem sido referência em todo o país sendo adotado por cidades dos estados de AC, SP, PE, RJ, MA, entre outros, além de ser pauta em Brasília para se tornar Lei Federal.
O programa pioneiro de Cuiabá concorreu na categoria Econômica e ficou em terceiro lugar, na sub-categoria Cidades Grandes (até 500 mil habitantes), seguido de Campinas (2º) e Sorocaba (1º), dois enormes pólos do estado de São Paulo.
"É claro que é sempre importante ser reconhecido e servir de modelo para outras cidades. Porém, nós não gostaríamos que esse projeto fosse necessário, que houvesse tanta morte por feminicídio e tantas crianças desamparadas emocionalmente e psicologicamente" mencionou a primeira-dama Marcia Pinheiro, idealizadora do programa.
"Claro que o benefício financeiro ajuda as famílias nas necessidades que são precisas para cuidar dessas crianças durante a sua formação. É um material escolar, alimentação, uma consulta médica e tantas outras coisas que o dinheiro se faz urgente nessas horas. O Brasil está acordando para essa realidade e Cuiabá tem dado o primeiro passo para fortalecer as políticas públicas em prol dos órfãos do feminicídio", salientou.
A premiação é considerada uma das mais importantes e desejadas pelas cidades, pois faz parte das “Boas Práticas” do Programa Cidades Sustentáveis, e os municípios premiados servirão de exemplo e inspiração de políticas públicas no Brasil e no mundo.
RESPONSABILIDADE:
Cuiabá é signatária do Pacto Global da ONU sendo esse uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de ações comprometidas e inovadoras, desenvolvidas atendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas universais construídos após intensa consulta pública mundial, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas possui propósitos ambiciosos e transformadores, com grande foco nas pessoas mais vulneráveis.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Com Ruan Cunha/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados
Obesidade vai além de comer menos e se exercitar mais
Estado: Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas no interior
A propaganda é a alma do negócio, mas com saúde não se brinca
Clima extremo e o papel do seguro: uma ferramenta essencial para o Brasil do futuro
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas