Teve início, nesta segunda-feira (12.06), o curso telepresencial “Execução Fiscal de Multas Eleitorais e Cumprimento de Sentença”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Mais de 180 pessoas, entre magistrados(as) eleitorais, promotores(as) eleitorais e servidores(as), participam da atividade, que ainda terá aulas nos dias 14 e 19 de junho.
Durante a abertura, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, definiu a capacitação como imprescindível. “Com o intuito de melhor elucidar as nuances atinentes ao tema nos feitos que tramitam em nossa cada vez mais extensa competência jurisdicional, foi que a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal optou por incluir este curso no Plano Anual de Trabalho 2023. É muito importante difundir os conceitos e regramentos para cumprimento das novas diretrizes introduzidas pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.709/2022, que estabeleceu procedimentos específicos e de certa forma inovadores relativos à cobrança de multas e sanções de natureza pecuniária não criminais na Justiça Eleitoral”.
A desembargadora frisou ainda que o curso busca elucidar a forma adequada de atendimento ao novo regramento do TSE e contribuir para dirimir dúvidas sobre como adequar o normativo com o disposto no Código de Processo Civil (CPC), Código Eleitoral, Lei de Execução Fiscal (LEF), Código Tributário Nacional (CTN) e Lei nº 10.522/2002, bem como sobre os reflexos nas atividades de primeiro e segundo graus de jurisdição.
O tema é ministrado pela mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Michelle Pimentel Duarte, que agradeceu ao TRE-MT pela oportunidade. Ela também possui especialização em Direito Processual Civil pela UNISUL e é analista judicial do TRE-MA, atualmente cedida ao TSE, onde atua como coordenadora de supervisão e orientação da Corregedoria Geral Eleitoral. A palestrante ainda é professora de curso de pós-graduação e formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (ENFAM).
Nesta primeira aula, Michelle Pimentel abordou os conceitos e a distinção entre cumprimento de sentença e execução fiscal e detalhou as novidades trazidas pela Resolução do TSE nº 23.709/2022.
O conteúdo programático também inclui os seguintes assuntos: Ações eleitorais e cominações de multa e devolução ao erário; procedimento do cumprimento de sentença; visão geral do procedimento; as novidades no polo ativo - presença da Procuradoria da União; meios indiretos de satisfação do crédito - cadastros de inadimplentes e alternativas à penhora; anotações no Cadastro; atos expropriatórios; a suspensão do feito e o parcelamento do débito; e extinção do feito.
A abertura do curso também contou com a participação do vice-diretor da EJE-MT, juiz-membro na categoria jurista, Eustáquio Inácio de Noronha Neto.
Da Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação apreende aeronave na batalha contra tráfico de drogas
Nota: Mauro Mendes recebe alta e vai continuar tratamento em casa
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,85%
Governo destaca asfaltamento da MT-206 e investimento de R$ 160 mi
Virginia mostra governador se recuperando: obrigado por mais um milagre
O que estará em jogo no julgamento de Bolsonaro pelo STF
Direito e democracia
O tarifaço dos EUA e seus impactos no agro brasileiro
CNI alerta: projeto que reduz incentivos fiscais aumentará carga tributária
Mais de 2 milhões já aderiram ao acordo de ressarcimento do INSS