Da Redação
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) - que ataca as mulheres comparando feministas com "vacas" - e que recentemente pediu desculpas às vacas (em vídeo que circulou nas redes sociais) - poderá ter seu mandato cassado.
Na Assembleia Legislativa, estão em andamento as ações para a instalação de uma Comissão de Ética que deverá analisar a "conduta" de Cattani.
A posição do deputado é reprovada por órgãos no Estado - leia-se a OAB, Defensoria e Ministério Público - e gera reações.
Nesta quarta-feira (31), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), divulgou nota de repúdio às declarações do "nobre" deputado.
Confira na íntegra:
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, vem por meio desta manifestar seu veemente repúdio às declarações do deputado estadual Gilberto Cattani, que comparou mulheres a vacas, proferindo comentários de cunho misógino e extremamente ofensivos.
É inaceitável que um representante do povo, que deveria zelar pela igualdade, respeito e dignidade de todas as pessoas, faça declarações tão desrespeitosas e discriminatórias. Tal atitude revela uma postura arcaica, preconceituosa e incompatível com o cargo que ocupa.
Além disso, o Sintap/MT também repudia veementemente a falta de punição ou qualquer iniciativa das autoridades competentes diante das declarações vergonhosas proferidas pelo deputado Cattani. A ausência de medidas efetivas contribui para a perpetuação da cultura de desrespeito e impunidade, o que não pode ser tolerado em um Estado democrático de direito.
É fundamental que as instituições responsáveis pela aplicação da justiça e pela preservação dos direitos humanos, além das autoridades políticas, ajam com firmeza e rapidez diante de casos de discurso como os proferidos pelo parlamentar. O silêncio e a inércia não são opções aceitáveis quando se trata de proteger a dignidade e os direitos de todos os cidadãos, especialmente das mulheres, que historicamente enfrentam desigualdades e discriminações.
O Sintap/MT conclama as autoridades competentes a tomarem as medidas cabíveis e necessárias para responsabilizar o deputado Gilberto Cattani por suas declarações repugnantes e promover ações que coíbam atitudes misóginas e discriminatórias em todas as esferas da sociedade. É imprescindível que sejam enviadas mensagens claras de que tais comportamentos não serão tolerados e que as vozes das vítimas serão ouvidas e protegidas.
Também é inaceitável que o deputado faça parte da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Solicitamos o seu desligamento da referida comissão por seu comportamento não compactuar com o trabalho que deve ser desenvolvido pelos seus membros.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, da igualdade de gênero e do respeito mútuo. O Sintap/MT estará sempre ao lado das mulheres e de todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa, inclusiva e livre de preconceitos.
Diretoria Sintap/MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro