Da Redação
A Assembleia Legislativa anunciou que instalou uma Câmara Setorial Temática (CST) com o objetivo de promover levantamentos técnicos, estudos, pesquisas, análises e propostas sobre a relação entre Mato Grosso e China. A reunião inaugural ocorreu ontem (29) e contou com a presença de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes de universidades, Casa Civil do estado, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT) e Ministério da Agricultura.
Confira informações oficiais divulgadas da reunião:
- Durante o encontro, os participantes destacaram ações em andamento nas relações entre Brasil e China, bem como entre Mato Grosso e o país asiático.
- Foi ressaltado que o momento é propício para aprofundar o diálogo entre o estado e essa potência mundial. O deputado Valdir Barranco (PT), autor do requerimento para a criação da CST, afirmou: "Neste mandato, percebemos um ambiente favorável para a instalação de um mecanismo que discuta essas relações. Conseguimos apresentar e aprovar rapidamente a CST, que foi instalada hoje com a presença de pessoas dispostas a contribuir com esse trabalho".
- "Mato Grosso representa 72% de todas as exportações do agronegócio brasileiro para a China. Sozinho, nosso estado representa essa parcela. Portanto, é justificada a criação desta câmara temática para discutir e estreitar essas relações", completou o parlamentar.
- O presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China (CNRBC) da OAB, Thomas Law, acredita que a CST contribuirá para aprimorar o relacionamento entre Mato Grosso e a China. "A OAB tem enfatizado a questão da regulação. A Carta Brasil/China de cooperação jurídica visa facilitar o comércio entre os países e promover segurança jurídica", acrescentou o advogado, que também é presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China. O documento está disponível na página da OAB.
- O relator da Câmara Setorial Temática é o advogado e membro da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China, Elvil Klauk Júnior. Ele adiantou os próximos passos do grupo de trabalho: "No próximo encontro, vamos elaborar um calendário de reuniões, definir as pautas e as metas. Também vamos criar grupos de estudo específicos para temas como segurança jurídica, questões ambientais, energia e infraestrutura".
(Com Secom AL-MT)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE