Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande reitera que começou nesta semana a vacinar toda a população acima de 18 anos com a dose de reforço bivalente contra a covid-19.
Ressalta que "as doses das vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, no horário das 7h30 às 16h, com intervalo para o almoço".
Isso porque o Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19.
A prefeitura assinala ainda que:
A ampliação da faixa etária, segundo o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, visa reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal.
“Precisamos retomar a confiança da população várzea-grandense nas vacinas. Elas evitam formas graves das doenças, em se tratando da Covid-19. Existem outras vacinas que erradicaram doenças, como por exemplo, o caso da poliomielite e tantas outras doenças. No SUS as vacinas estão disponíveis e de forma gratuita. Os pais precisam verificar a cobertura vacinal de suas crianças, verificar a carteirinha e colocar em dia as vacinas. Aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 também é prioridade da nossa gestão. A vacinação é fundamental, no caso da Covid-19, para minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. As vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo”, explicou Gonçalo de Barros.
Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, a ampliação da recomendação da vacina Covid-19 bivalente, como dose de reforço para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais, leva em consideração a disponibilidade de doses e a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população maior frente às novas variantes da Covid-19.
“O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 bivalente para todas as pessoas com 18 anos de idade, ou mais, que tenham recebido ao menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina Covid-19 monovalente como dose de reforço. O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço da bivalente é de quatro meses, a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário”, explica
ORGANIZAR CARTEIRINHA
Ainda como reforça a superintendente, para quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, o momento é de também o de procurar as Unidades Básicas de Saúde. “Temos todas as vacinas do calendário vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos”.
Vale lembrar, segundo ainda Relva Cristina, que o Ministério da Saúde mantém a recomendação de vacinação contra a Covid-19 de toda a população elegível acima de seis meses de idade. “A bivalente é para as pessoas acima de 18 anos. Já as pessoas que receberam o esquema primário completo e dose de reforço de acordo com os intervalos sugeridos pelo PNI, recomenda-se que a dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias seja realizada com a vacina monovalente disponível”.
Com Secom-VG

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera