Da Assessoria
A Câmara Setorial Temática da Causa Animal (CST), recém-instalada pela Assembleia Legislativa e encabeçada pelo deputado Max Russi (PSB), está desenvolvendo uma cartilha informativa sobre o tema "Proteção e Bem-estar Animal".
De acordo com o presidente da CST, Emanoel Flores, a intenção é que o material seja previamente distribuído nas escolas, tendo as crianças em idade escolar como agentes efetivos no combate a qualquer tipo de maus-tratos.
"A importância das crianças para a nossa sociedade é inquestionável, ainda mais quando estão em idade escolar. São as crianças de hoje, os cidadãos e agentes de amanhã, nas mais diversas áreas, e a temática de proteção aos animais precisa ser algo de berço", avalia Emanoel.
Neste primeiro momento, o objetivo inicial, além da implantação da cartilha de conscientização, é seguir com o levantamento do número de associações de defesa animal atuantes no estado. Os dados serão fundamentais para o planejamento de ações mais efetivas da Câmara Setorial.
"Em nosso estado temos um grande número de animais em situação de vulnerabilidade. Uma parte sofre sérios maus-tratos, por isso é necessária essa conscientização. Não apenas para que as pessoas entendam que maltratar animais é crime, mas também tenham a consciência de que precisam de cuidados", lembra o deputado Max Russi.
Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), no ano passado, foram registrados 162 casos de crimes cometidos contra animais em Mato Grosso. Desse total, 55 acabaram morrendo. Se calculados os últimos 5 anos, esse número chega a 676 registros.
Conforme levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o número de animais de estimação em condição de vulnerabilidade mais que dobrou no país entre os anos de 2018 e 2020. Esse é um dos resultados da mais recente pesquisa da ACV (Animais em Condição de Vulnerabilidade).

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro