Walter Ezequiel Troncoso
O uso do machine learning (aprendizagem de máquina, em português), que é uma subcategoria da Inteligência Artificial (IA), vem para resolver uma gama de problemas complexos, os quais podem estar relacionados à aceleração de processos e à otimização de recursos. Em geral, a ideia é ganhar em eficiência e produtividade.
Na automação industrial, pode ser bem interessante utilizar a referida ferramenta nas tomadas de decisão das máquinas, de acordo com a quantidade de produção, o gerenciamento de estoque ou o controle de ativos tecnológicos da empresa. É possível usá-la na automação da própria área de TI (Tecnologia da Informação).
Como exemplo, imagine uma máquina que ficou trabalhando em um ritmo de 100% nas últimas 10 horas. Ela pode parar, por consumo elétrico, mecanicamente. O machine learning pode ajudar na tomada de decisão de ligar uma segunda máquina, para distribuir melhor a carga.
Na TI, a automação pode, por exemplo, usar um segundo servidor, caso necessário. Quando ele ficar ocioso, ele é desativado. Isso já acontece com frequência mundo afora.
Segundo o relatório IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, os investimentos globais em IA, incluindo software, hardware e serviços para sistemas centrados em IA, passarão dos US$ 300 bilhões em 2026.
Neste universo, o machine learning é capaz de comparar um alto volume de dados, aprender respostas a partir das informações que acessa, classificar e revelar insights que vão trazer maior precisão preditiva a cada etapa do processo. Tudo isso em uma velocidade extraordinária para a operação fabril, ao promover um trabalho mais eficiente com aprendizado contínuo das máquinas e sistemas, gerando resultados otimizados e vantagens competitivas.
Para entender e integrar os dados através do machine learning, no entanto, o ponto de partida é traçar um diagnóstico completo de toda a infraestrutura de TI e desenvolver uma boa arquitetura de rede antes de aplicar novos modelos de IA. Desta forma, os dados coletados serão confiáveis e a indústria poderá evoluir os seus processos à medida em que os sistemas forem se tornando mais complexos.
*Sobre Walter Ezequiel Troncoso - Sócio-fundador da Inove Solutions, startup especializada em transformação digital e cibersegurança por meio de soluções de alta tecnologia, Walter é Engenheiro de sistemas de informação, com formação pela Universidad Tecnológica Nacional (UTN), e Arquiteto em soluções SAP. Com sólida experiência na construção de infraestruturas de grande escala e tecnologias emergentes em mercados da América Latina, Estados Unidos, Alemanha, França e Austrália, Walter aplica as melhores práticas em TI, gestão de equipes e de projetos. Antes de fundar a Inove, ocupou cargos de liderança no TMF Group, Cast Group, Wipro Limited, Petrobras, Farmoquímica e SAP. Seu perfil completo pode ser acessado em https://www.linkedin.com/in/waltertroncoso/.
Sobre a Inove Solutions -- Especializada em transformação digital e cibersegurança, a startup implementa soluções de alta tecnologia, organizando a área de TI (Tecnologia da Informação), convergindo ambientes de infraestrutura, aplicações e desenvolvimento, potencializando a performance e reduzindo custos para grandes corporações. A empresa de inovação tecnológica tem no comando de seu time os experientes profissionais Walter Troncoso e Luciana Araújo. Mais informações podem ser acessadas em www.inovesolutions.com.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor