Da Redação
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a pasta está finalizando o estudo do projeto do trecho entre Rondonópolis (MT) e Jataí (GO) da BR-364, que deverá ser concedido à iniciativa privada. A informação foi prestada por ele, nesta quarta-feira (12), durante audiência na Câmara dos Deputados, que contou com a presença do senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi).
“A duplicação é fundamental. Estamos falando de uma rodovia que recebe grande fluxo de veículos, inclusive de cargas. Uma rodovia duplicada garante mais segurança e conforto aos usuários”, assinalou Fagundes.
Aos parlamentares, Renan explicou que é provável que a maneira mais adequada para que haja a duplicação dos cerca de 400 km do trecho seja por meio de um aporte de recursos públicos. Isso porque a obra exige um investimento que, se for feito pela empresa que assumirá a concessão da rodovia, terá reflexo no preço do pedágio a ser cobrado dos motoristas.
“A gente tem que garantir modicidade tarifária com investimento. Para que isso ocorra, talvez seja importante a gente incluir um percentual do investimento a ser realizado pelo setor público. Isso desonera o usuário da rodovia, mas é importante que nós mantenhamos a capacidade orçamentária”.
O senador Wellington Fagundes tem atuado ao lado de parlamentares e federações do Comércio de Mato Grosso e Goiás para conseguir viabilizar as obras, o que resultou na criação do Movimento Pró-Duplicação da BR-364.
A informação prestada pelo ministro, que participou como convidado de uma reunião da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, marca mais um avanço no sentido de viabilizar a duplicação da rodovia. Há pouco mais de um mês, diversos integrantes do movimento se reuniram com Renan Filho, ocasião em que o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, anunciou que a gestão estadual goiana faria o projeto e encaminharia ao Ministério dos Transportes.
A duplicação da BR-364 busca também consolidar e interligar por rodovia duplicada a maior plataforma Multimodal Ferroviária do país, da RUMO – Ferronorte em Rondonópolis, com a plataforma Multimodal Ferroviária da Ferrovia Norte Sul, em Rio Verde (GO), potencializando o fluxo de transportes, a logística nacional, o comércio e o desenvolvimento do Brasil.
Logística
Antes da reunião na Câmara dos Deputados, Wellington participou de um seminário para debater os desafios da logística no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). No evento, o senador destacou a importância do setor para a população brasileira. "Bom lembrar que todos precisam do trabalho dos operadores logísticos, até para comer", alertou. "Imagina um supermercado sem mercadoria na prateleira", complementou.
O parlamentar mencionou, ainda, os elevados custos de escoamento da produção agropecuária por conta da falta de infraestrutura nas rodovias do Mato Grosso. "A CNT estima que que foram gastos 55 milhões de litros de diesel para o escoamento da última safra no meu Estado", contou. "Um custo estimado em R$ 250 milhões ao produtor rural que, mesmo assim, deve bater novamente o recorde de safra".
Aos representantes do Poder Executivo, Wellington Fagundes lembrou da necessidade de aporte de recursos na recuperação de rodovias e ampliação de outros modais como o ferroviário e o portuário.
Com Assessoria
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