Carlos Bouret
O dia 7 de Abril é considerado o Dia Mundial da Saúde, em alusão à fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, um grande tratado internacional em defesa da saúde. Neste ano, a OMS criou uma campanha intitulada “Saúde para todos”, para promover o diálogo para a saúde primária, tema fundamental para a sociedade.
Discutir sobre saúde é cada vez mais necessário, principalmente em um cenário pós-pandêmico, que abalou todos os setores sociais, econômico, político, e que acima de tudo vitimizou milhares de pessoas.
Na discussão contemporânea sobre saúde, tecnologia e informação devem estar unidas nesse propósito tornar a saúde um bem comum e desfrutado por todos.
Muitos avanços na medicina já proporcionam isso com diagnósticos cada vez mais precisos, tratamentos mais eficientes e cirurgias robóticas minimamente invasivas são alguns dos exemplos que já trazem significativos ganhos para a humanidade.
Mas sabemos que ainda existe um certo hiato entre o que está disponível na saúde suplementar/privada e na saúde pública, sendo que em muitos casos, os serviços de saúde privada funcionam de forma subsidiária à saúde pública, principalmente, por meio da judicialização, um fenômeno que se intensificou nos últimos anos.
Evidente que diante dos desafios sociais de garantir saúde a todos, existe um longo caminho a ser percorrido.
Por outro lado, no campo da saúde privada, e aqui falo na condição de presidente da maior cooperativa de trabalho médico de Mato Grosso, que é a Unimed Cuiabá, temos empreendido iniciativas que vão ao encontro dos anseios da OMS, em relação à atenção primária.
Cito os programas de formação e promoção de saúde a crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos, assim como programas que auxiliam a parar de fumar. Em nossa gestão, iniciada em março de 2023, a Unimed Cuiabá valoriza essas e outras iniciativas que busquem promover saúde de forma integrada, multidisciplinar e preventiva.
Esperamos que cada vez mais saúde seja promovida com qualidade, excelência e eficiência.
*Carlos Bouret é médico urologista em Mato Grosso e presidente da Unimed Cuiabá.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor