Da Redação
Relatório destacado nesta sexta-feira (24) pelo Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá aponta que as ações aumentaram - em menos de uma semana, "em 67,5% a capacidade de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e adulto, nos Hospitais Municipal (HMC) e Pronto Socorro".
O Gabinete ressalta que "nesse período, foram reabertos 25 leitos e, com isso, o número de vagas de UTI nessas duas unidades foi ampliado para 62".
Informa ainda que:
Considerando o aumento do número de leitos pediátricos, o percentual alcança 228% nos dois hospitais. De UTIs para adultos, o aumento na quantidade foi de 30%.
Foram reativados 16 leitos de UTI pediátrica, sendo 10 no HMC e seis no Pronto Socorro, e nove de UTI adulto no Pronto Socorro. A equipe de intervenção constatou que as unidades estavam bloqueadoas por falta de equipamentos e manutenção nos respiradores.
Os leitos liberados já foram ocupados por pacientes que aguardavam vaga.
“Temos uma demanda grande por UTI, tanto pediátrica quanto adulto, e estamos conseguindo reabrir esses leitos por meio dessa força-tarefa durante a intervenção. Quem precisa de UTI, tem pressa, e não podemos deixar essas pessoas aguardando”, afirmou a interventora Danielle Carmona.
A cointerventora Deisi de Cássia Bocalon Maia, que responde pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que nesta semana 13 pacientes aguardavam por vaga em UTI pediátrica e, com a abertura desses leitos, o número reduziu para seis.
"O paciente sofre, a família sofre e os profissionais também, pois sabem que cada minuto é crucial na luta pela vida. Então, entendemos que a abertura desses leitos é fundamental para a garantia da saúde desses pacientes", disse Deisi.
Outro lado
A prefeitura de Cuiabá rebate os apontamentos sobre supostas irregularidades na área da Saúde pública e tenta, na esfera judicial, derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que decretou a intervenção do Estado no setor - acatando ação impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPMT).
O Executivo municipal frisa que a Saúde em Cuiabá sofre a demanda expressiva de municípios do interior de Mato Grosso.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração