Da Redação
Relatório destacado nesta sexta-feira (24) pelo Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá aponta que as ações aumentaram - em menos de uma semana, "em 67,5% a capacidade de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e adulto, nos Hospitais Municipal (HMC) e Pronto Socorro".
O Gabinete ressalta que "nesse período, foram reabertos 25 leitos e, com isso, o número de vagas de UTI nessas duas unidades foi ampliado para 62".
Informa ainda que:
Considerando o aumento do número de leitos pediátricos, o percentual alcança 228% nos dois hospitais. De UTIs para adultos, o aumento na quantidade foi de 30%.
Foram reativados 16 leitos de UTI pediátrica, sendo 10 no HMC e seis no Pronto Socorro, e nove de UTI adulto no Pronto Socorro. A equipe de intervenção constatou que as unidades estavam bloqueadoas por falta de equipamentos e manutenção nos respiradores.
Os leitos liberados já foram ocupados por pacientes que aguardavam vaga.
“Temos uma demanda grande por UTI, tanto pediátrica quanto adulto, e estamos conseguindo reabrir esses leitos por meio dessa força-tarefa durante a intervenção. Quem precisa de UTI, tem pressa, e não podemos deixar essas pessoas aguardando”, afirmou a interventora Danielle Carmona.
A cointerventora Deisi de Cássia Bocalon Maia, que responde pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que nesta semana 13 pacientes aguardavam por vaga em UTI pediátrica e, com a abertura desses leitos, o número reduziu para seis.
"O paciente sofre, a família sofre e os profissionais também, pois sabem que cada minuto é crucial na luta pela vida. Então, entendemos que a abertura desses leitos é fundamental para a garantia da saúde desses pacientes", disse Deisi.
Outro lado
A prefeitura de Cuiabá rebate os apontamentos sobre supostas irregularidades na área da Saúde pública e tenta, na esfera judicial, derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que decretou a intervenção do Estado no setor - acatando ação impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPMT).
O Executivo municipal frisa que a Saúde em Cuiabá sofre a demanda expressiva de municípios do interior de Mato Grosso.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor