Da Redação
A duplicação da BR-364 entre Rondonópolis (MT) e Jataí (GO) deve contar com projeto a ser realizado pelo governo de Goiás. A decisão foi tomada durante reunião nesta semana com o ministro dos Transportes, Renan Filho, organizada pelo Movimento Pró-Duplicação da BR-364 formado por parlamentares e federações do Comércio e da Indústria de ambos os estados.
O movimento surgiu após reunião realizada em janeiro passado e coordenada pelo senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e organizada pelo Instituto Brasil Logística.
“A duplicação é fundamental. Estamos falando de uma rodovia que recebe grande fluxo de veículos, inclusive de cargas. Uma rodovia duplicada garante mais segurança e conforto aos usuários”, prevê o senador Wellington.
Mais informações - conforme divulgado:
O assunto também foi levado pelo parlamentar em audiência com o ministro.
O projeto de duplicação foi sugerido pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que participou da audiência com o ministro e deverá ser doado ao ministério.
“É uma região de altíssima produtividade, muita tecnologia, uma região que merece e precisa destes investimentos, uma verdadeira artéria estrutural”, definiu o vice-governador, sugerindo que a União assuma integralmente os investimentos a serem feitos na rodovia.
“O que se pretende é a construção de uma pista dupla ligando Rondonópolis a Jataí, visando a aceleração do crescimento regional, a eficiência logística e a geração de empregos e renda”, diz o documento do Movimento Pró-Duplicação da BR-364.
O mesmo documento ainda destaca que a proposta de duplicação da BR-364, entre Jataí (GO) e Rondonópolis (MT), busca ainda consolidar e interligar por rodovia duplicada a maior plataforma Multimodal Ferroviária do país, da RUMO - Ferronorte em Rondonópolis-MT, com a plataforma Multimodal Ferroviária da Ferrovia Norte Sul, em Rio Verde-GO, potencializando o fluxo de transportes, a logística nacional, o comércio e o desenvolvimento do Brasil.
Até o momento, a intenção do Ministério dos Transportes era a construção de terceiras faixas em alguns trechos.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, Marchiane Fritzen, que representou a Federação das Associações Comerciais de MT, saiu muito animada da reunião e lembra a importância econômica da região e o número de vidas que serão poupadas com essa ação.
“É isso o que está sendo levado em consideração”, diz o presidente da Facmat, Jonas Alves de Souza.
Renan Filho enfatizou que a obra deve ser realizada por um conjunto de esforços entre o governo federal e a iniciativa privada, com as concessões. E reforçou que o estudo da área que está sendo desenvolvido pelo BNDES será finalizado para que o projeto de engenharia seja realizado.
A reunião com o ministro contou com a participação do deputado federal Rubens Otoni, das deputadas estaduais de Goiás, Bia de Lima e Rosângela Rezende, do deputado estadual de Goiás, Lucas do Vale, além dos prefeitos de Jataí, Humberto Machado, e de Mineiros, Aleomar Rezende, e as prefeitas de Perolândia, Grete Elisa Balz Rocha, e de Portelândia, Marly David Rezende Rodrigues, bem como do deputado federal Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da FRENLOGI e do IBL, que representou o senador Wellington Fagundes, que está em viagem oficial pelo Senado Federal.
"Ao final da audiência, fiz questão de destacar os esforços da Assembleia Legislativa de Goiás, por meio da nossa Frente Parlamentar de Estrutura e Logística, e reforcei a importância da união das lideranças de Goiás e do Mato Grosso em prol dessa grande obra."
Por fim, o ministro Renan Filho nos garantiu que o projeto vai andar do ponto de vista das concessões e que manterá contato contínuo com o governador Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) e o nosso vice, Daniel Vilela.
Durante a reunião, o deputado Edinho Bez, que é Diretor de Relações Institucionais da FRENLOGI e do IBL presenteou o ministro, o vice-governador e o deputado Rubens Otoni com bonés e camisas do Movimento Duplica BR-364 (@duplicabr364).
"Demos um passo muito importante hoje. Agora, é seguir fiscalizando e buscando os recursos para que a nossa BR seja duplicada."
A parlamentar assegurou que Daniel Vilela se prontificou a fazer o projeto e que o ministro já vai buscar recursos, portanto ela disse acreditar que, finalmente, a duplicação da rodovia, que está na região mais desenvolvida do estado, vai ser feita, ajudando a escoar a produção agrícola.
Para Bia, além da economia, a duplicação vai poupar vidas, já que é conhecida como a "rodovia da morte".
A parlamentar disse que a reunião é a justificativa da ausência dela de forma presencial, mas assegurou que está acompanhando a sessão de forma remota, e ao mesmo tempo, em que trabalha pelo desenvolvimento do estado.
Modelo híbrido
O ministro Renan Filho defendeu um modelo híbrido, com a divisão da rodovia em trechos, que podem ser licitados para concessão e outros para obra custeada pela União. Ele pontuou que nos últimos seis anos houve uma redução drástica de investimentos por parte do governo federal, principalmente para o início de novas obras. E lembrou que a partir do novo arcabouço fiscal, que será anunciado na próxima semana pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será possível definir esses novos investimentos.
Daniel também destacou a união de forças em defesa da duplicação da rodovia. “Estamos construindo uma força política para que seja feito esse investimento pelo governo federal”, defendeu. O ministro Renan Filho assegurou que há muitos projetos relacionados a Goiás que terão andamento, como a federalização de algumas rodovias estaduais e a obra do contorno viário de Aragarças. O vice-governador lembrou que o anel viário de Jataí, na rodovia BR-364, tem previsão de inauguração para a segunda quinzena de abril e, em nome do governador Ronaldo Caiado, convidou o ministro para participar.
Com Assessoria


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