Da Redação
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Kuron para cumprimento de ordens judiciais contra uma associação criminosa especializada em furtos de caminhonetes modelo Toyota Hilux, ocorridos nos últimos meses na região metropolitana.
A operação ocorre por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA).
De acordo com a PC, as ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, foram decretadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) com base em investigações da DERFVA, que apuram mais de 80 furtos de caminhonetes registrados nos últimos meses.
A PC informa ainda que:
Os investigados respondem pelos crimes furto qualificado mediante rompimento de obstáculo (emprego de chave falsa e ou dispositivo informático), adulteração de sinal de veículo automotor e associação criminosa.
As investigações da DERFVA iniciaram após a identificação de uma série de furtos de uma marca e modelo específico de caminhonetes ocorridos no ano de 2022 e início de 2023, que em sua maioria tinham seus sinais identificadores adulterados e posteriormente eram levadas para região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
Durante aproximadamente 14 meses de investigações, foram mais de 80 ocorrências de furto de Hilux registrados e investigados pela DERFVA. Nos levantamentos, foi possível identificar a associação criminosa envolvida em pelo menos 15 furtos de caminhonetes Hilux na região metropolitana, em que os investigados clonavam as chaves ou o módulo do veículo para praticar os crimes.
Com base nas investigações, o delegado Edson Arthur Teixeira Peixoto representou pelos mandados contra os investigados, que foram deferidos pela Justiça e são cumpridos nesta quarta-feira (15), pelas equipes policiais da DERFVA.
Nome da Operação:
Kuron significa clone em japonês e faz referência a marca dos veículos, que é japonesa, e as peças das caminhonetes que eram clonadas.
Com Comunicação PC
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar
Atuadores pneumáticos em aplicações offshore
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado