Da Redação
No "embate" com o Governo do Estado, depois de conseguir junto à Justiça assegurar a suspensão da intervenção na Saúde da Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) considerou novas ações na área, nesta segunda-feira (9).
"O médico ortopedista e traumatologista Guilherme Salomão, que já atuou como diretor do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, assumirá a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele também responderá interinamente pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações. O atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Éder Galiciani, vai atuar como secretário adjunto de Gestão da SMS", informa a gestão.
O prefeito também rebateu "apontamentos" feitos pela equipe de intervenção estadual - e deve buscar a esfera judicial para revidar.
O Executivo municipal lembra que "o anúncio foi realizado na tarde desta segunda-feira (9), após a prefeitura de Cuiabá derrubar medida interventiva (em caráter liminar) e devolver à autonomia administrativa da Pasta, ao gestor da capital, Emanuel Pinheiro".
A prefeitura assinala ainda que:
“A secretária Suelen apresentou, no começo do mês de dezembro, a manifestação de que queria entregar o cargo e foi uma conversa nossa, eu já tinha pedido para que ela ficasse, e ela tem filho pequeno, é uma excelente técnica, fez um trabalho extraordinário. Guilherme Salomão é médico, mineiro, de Uberaba, já atuou na rede Básica, Secundária e Terciária, já trabalhou no HMC, no São Benedito, nas UPAs e Policlínicas e conhece muito bem as Unidades Básicas de Saúde, então eu o convidei”, disse o prefeito.
“Quero agradecer a confiança e dizer da responsabilidade assumir essa pasta, no meu entender, a secretária mais técnica que já passou em todo esse período. "Sou médico, tenho dez anos formado, moro há 20 anos em Cuiabá”, pontuou o novo secretário. Ele terá a missão de apresentar um plano de ação emergencial à Pasta.
Outros nomes da gestão vão desempenhar o trabalho em outras funções. Gilmar Cardoso, que respondia pela Secretaria Adjunta de Gestão da SMS, passará a responder pelo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC). Flávia Guimarães será a secretária adjunta da Atenção Secundária. Flávia, que é doutorando em Saúde Coltiva, já respondeu pela Pasta na condição de secretária adjunta de Atenção Primária.
Como secretária adjunta de Atenção Primária, o prefeito designou Roseli Barranco, que era coordenadora da Saúde Bucal.
Com Secom/Cuiabá
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado detalha como será sistema e andamento das obras do BRT
Mais peritos, mais Justiça: o impacto dos mutirões no INSS
Operação da PC prende líder de facção no interior de MT
TRE alerta sobre golpe contra Cartórios Eleitorais em MT
Jeans, tênis e altar
Contratos de concessão se tornam referência internacional, destaca Estado
Um mato-grossense inesquecível
Audiência: MP debate impactos das obras na mobilidade urbana
Polícia Civil: operação prende acusado de feminicídio em MT
Risco de clima seco e queimadas permanece alto no interior do país