Portal Congresso em Foco
Morreu na manhã deste sábado (31), no Vaticano, Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI, o primeiro a renunciar ao papado em quase 600 anos. Bento XVI liderou a Igreja Católica por oito anos, até 2013, quando alegou cansaço físico e mental para continuar à frente da Santa Sé.
“É com pesar que informamos que o papa emérito faleceu hoje às 9h34 (hora local) no monastério Mater Ecclesiae”, informou o Vaticano em nota. O funeral deverá se estender de segunda-feira (2) até sábado (5), em cerimônia a ser presidida pelo seu sucessor, o Papa Francisco. O papa havia pedido aos fiéis esta semana que orassem por Bento XVI, cujo estado de saúde havia se deteriorado repentinamente nos últimos dias.
Ele visitou o Brasil em maio de 2007, quando celebrou uma missa para cerca de 1 milhão de pessoas, no Campo de Marte, na cidade de São Paulo. No evento, canonizou o brasileiro frei Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido como Frei Galvão.
O religioso era de linha conservadora. Foi um dos principais opositores da chamada Teologia da Libertação e um dos principais responsáveis por impor ao frei brasileiro Leonardo Boff, um dos expoentes da doutrina, a pena de um ano de “silêncio obsequioso. Embora tenha, durante seu papado, pedido desculpas em nome da Igreja Católica por abusos sexuais cometidos por sacerdotes, foi acusado de ter sido conivente com abusadores quando ainda atuava na Alemanha.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública