Da Redação
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso confirmou que realiza nesta terça-feira (6) inspeção conjunta em unidades de saúde de Cuiabá e na Central de Distribuição de Medicamentos e Insumos. A parceria ocorre com os conselhos regionais de Medicina e de Farmácia.
Ressalta que o trabalho conta também com a participação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP) e Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com o MPMT, "a inspeção tem por objetivo apurar denúncias de ausência de medicamentos e insumos nas unidades de saúde, quadro insuficiente de profissionais médicos, não utilização do ponto biométrico, não afixação dos plantões médicos e sua discordância com o que é publicado no Portal da Transparência, dentre outras irregularidades".
Por fim, considera que "após a inspeção, serão elaborados relatórios circunstanciados pelos órgãos de fiscalização que subsidiarão a adoção das medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis, com vistas a garantir à população cuiabana o atendimento mínimo na área da saúde pública" - evidenciando que "participam diretamente da inspeção as Promotorias de Justiça que atuam na Saúde e Patrimônio Público".
Outro lado
A prefeitura de Cuiabá emitiu nota sobre o assunto - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMS:
-Representantes do Ministério Público, acompanhados pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado – GAECO estão realizando inspeções nas Unidades de Pronto Atendimento do município, no antigo Pronto Socorro e no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá - CDMIC na tarde desta terça-feira (06);
-De acordo com o documento mandado pelo Ministério Público, a ação visa verificar itens como quadro de médicos, utilização do ponto biométrico e existência de medicamentos e insumos mínimos e seu acondicionamento;
-A SMS reconhece que este tipo de inspeção é uma prerrogativa do Ministério Público e reforça que todos os coordenadores das unidades, bem como os secretários das pastas estão à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atualizada às 15h38
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública