• Cuiabá, 05 de Setembro - 2025 00:00:00

Candidatos ao Senado: bandeiras, análise do sistema eleitoral e promessas


Rafaela Maximiano

Os candidatos à vaga de Senador por Mato Grosso são os personagens da Entrevista da Semana nesta edição. A exatos 20 dias para o pleito eleitoral deste 2022 o leitor do FocoCidade poderá conhecer melhor os postulantes e as bandeiras defendidas por eles.  

Ao todo, sete candidatos registraram candidatura ao Senado, junto à Justiça Eleitoral: Wellington Fagundes (PL) da coligação “Mato Grosso Avançando, sua vida melhorando”; Neri Geller (PP), da coligação “Para cuidar das pessoas; Antônio Galvan (PTB) da coligação PTB; Feliciano Azuaga (Novo), da “coligação Novo”; José Roberto (PSOL), da coligação “Federação PSOL Rede”; Jorge Yanai (DC) da coligação “A Força do Bem”; e Kássio Coelho (Patriota) da “coligação Patriota”.  

Todos foram convidados a participar, porém Antônio Galvan (PTB) e José Roberto (PSOL), não responderam às questões.  

Já o candidato Neri Geller (PP) fazia parte da entrevista, mas devido a não resolução sobre sua candidatura junto à Justiça Eleitoral, se optou pela não publicação das suas respostas.   

A todos os candidatos foram feitas as mesmas perguntas: - quais serão as bandeiras defendidas pelo senhor, caso seja eleito senador por Mato Grosso?; - qual o seu posicionamento sobre voto eletrônico, democracia e o papel da mulher na sociedade?; e, o que o faz diferente dos demais candidatos e o habilita a representar a população mato-grossense no Senado Federal?  

Confira a entrevista na íntegra e boa leitura!  

Wellington Fagundes (PL)  

Me dá orgulho andar em Mato Grosso e ver alguma ação nossa em cada município que passamos. Devido a uma luta nossa, Mato Grosso está recebendo mais de R$ 6,5 bilhões oriundos do FEX, o Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações. Esse dinheiro vai ajudar os municípios a investir em obras.   

Dá orgulho ir a Rondonópolis e ver o funcionamento da UFR, a Universidade Federal de Rondonópolis, que foi criada devido a uma lei nossa. Recentemente me emocionei em Sorriso, na abertura de 50 novas vagas de Medicina, que foram criadas a partir de um trabalho nosso também. Conseguimos trabalhar para que a BR-163 fosse concluída até o Pará, e agora estamos lutando na justiça para que seja duplicada urgentemente.   

Juntos, eu, Bolsonaro e Mauro Mendes, garantimos a chegada da Ferrovia Francisco Vuolo até Cuiabá e o Nortão. Juntos, vamos concluir até setembro o Anel Viário em Barra do Garças, lançar a Universidade Federal do Nortão, lançar a faculdade de Medicina em Barra do Garças. São algumas das nossas bandeiras. 

O voto eletrônico já se mostrou eficiente. Mas podemos avançar ainda mais. Creio que é possível dar mais segurança ainda ao eleitor de que seu voto está sendo respeitado. O PL, Partido Liberal, quer a fiscalização das urnas após a eleição. Isso precisa ser discutido com a Justiça Eleitoral e acredito que consigamos avançar, sim.  

Já sobre o papel da mulher na sociedade, sempre tenho lutado para que esse espaço seja cada vez maior. Ajudei a aprovar no Senado mais de 70 leis que favorecem as mulheres. Apresentei proposta no Senado para que 30% das vagas nos legislativos sejam destinadas às mulheres. Sempre defendi que as chaves das casas dos conjuntos habitacionais sejam entregues às mulheres. O papel da mulher é fundamental na construção de uma sociedade. 

Tenho serviço prestado em todos os municípios de Mato Grosso. E em todas as áreas: na saúde, educação, transporte, geração de emprego e renda, meio ambiente, cultura. Em outras palavras, tenho dedicado a minha vida à construção de um Mato Grosso ainda melhor para todos os mato-grossenses, para uma sociedade mais justa, onde todos possam ter a oportunidade de estudar, crescer, formar sua família e ter uma vida plena.   

Feliciano Azuaga (Novo)  

O senador que representa o Estado de Mato Grosso tem que atender as demandas que potencializem o desenvolvimento do Estado e do Brasil. Muitas dessas demandas da sociedade só voltam à pauta em período eleitoral. Focarei em três pontos principais: Cobrar as agências nacionais responsáveis pela infraestrutura do nosso estado. Principalmente as responsáveis pela logística, energia e telecomunicações; Propor regras mais duras no combate a corrupção. Defendo o fim do foro privilegiado. Defendo a prisão após condenação em segunda instância. E defendo o fortalecimento das instituições de combate à corrupção, à exemplo da Polícia Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF. E o terceiro ponto é umentar a competitividade da economia brasileira através da abertura comercial e de incentivos para inovação tecnológica. 

Sou favorável ao aumento de camadas de proteção na votação eletrônica e o considero mais adequado para as eleições brasileiras.   

A democracia brasileira é recente e deve ser fortalecida a todo o momento. Não é aceitável que movimentos populistas de qualquer espectro afrontem a soberania do voto popular. É preciso fortalecer o papel das instituições.  

Considero cada vez mais relevante o papel da mulher na sociedade e principalmente na esfera política. Entretanto para que esse objetivo seja alcançado é necessária uma reforma política e eleitoral, que facilite a entrada de novos postulantes no processo eleitoral. O episódio que ocorreu com Natasha na disputa ao Senado em Mato Grosso, por exemplo, mostra como o sistema é viciado em velhas práticas e por isso precisa de ajustes.  

Sou apenas um professor do interior do estado, quem vem trazer uma forma diferente de fazer política. Tenho 41 anos de idade sou economista com mestrado e doutorado e trabalho na UNEMAT desde 2006. Atuo em programas de cultura empreendedora e inovação tecnológica. Acredito que criar oportunidades para as pessoas através de uma educação voltada para o futuro é a melhor forma de desenvolver o Mato Grosso.  

Não uso de fundo partidário ou fundo eleitoral, pois usar o recurso do contribuinte para pagar campanhas, é uma vergonha. Acredito que política é para o cidadão comum, aquele que sabe o quanto custa a vida. Não acredito que políticos profissionais vão resolver os problemas do cidadão comum. O principal objetivo é defender o cidadão, de candidato que apenas bajula o seu padrinho político, a gente está cansado.  

Jorge Yanai (DC)  

A minha principal bandeira é a saúde rápida e eficiente oferecida para os mato-grossenses de maneira próxima, para que os moradores dos pequenos municípios também tenham a oportunidade de salvar seus entes queridos, mesmo em casos de alta complexidade, sem precisar se deslocar para a capital. Além de uma parceria entre público e privado, para que as pessoas tenham condições de recorrer ao atendimento qualificado, mesmo quando o setor público falhar.  

Defendo também o desenvolvimento do estado, com ferrovias e hidrovias. São meios de transportes que auxiliam o meio ambiente além de aumentar a capacidade competitiva de todo o Brasil. Mas entendo que não podemos esquecer as estradas, principalmente as vias que ligam as cidades. Com essa melhoria podemos alavancar a economia do nosso estado, para o grande, médio e pequeno produtor.   

Outra bandeira que defendo é a de um Mato Grosso mais justo para todos. Quero que o nosso estado seja reconhecido, além da produção, mas também como o estado que mais alimenta a população. Eu olho para o microempreendedor e enxergo nele a evolução da indústria. Outra pauta que defendo é a de que o pequeno produtor consiga comercializar a sua mercadoria com incentivo e não com exagerada tributação.  

Eu acredito na justiça eleitoral, mas gostaria imensamente que os votos fossem auditáveis, no papel ou por um sistema eletrônico. Confiar é uma coisa sentir-se seguro é outra.   

A democracia é a base do nosso país, acredito que a disputa de ideias é fundamental para uma sociedade mais participativa, é por isso que luto contra o carreirismo político. Acredito que o candidato tem a sua oportunidade de fazer a diferença, mas não pode estacionar no cargo sem proporcionar ao demais a oportunidade de inovar. Acredito que o carreirismo acaba corrompendo o candidato e o levando a corrupção. Reeleição apenas em casos em que um nome plausível não seja apresentado.   

Em relação às mulheres, possuo expressiva estima por elas. Sou casado há 50 anos, sou a favor da família, entendo e incentivo a importância da participação feminina na política, porque como médico, sei das dificuldades muitas vezes enfrentadas por elas, acredito que precisam ter a oportunidade de lutar pelos seus direitos. Gosto de destacar que até na saúde, a importância da mulher se sobressai a do homem, pois ela tem a capacidade de gerar filhos e com força necessária para isso vem a necessidade e atenção que precisa receber.   

Gosto de afirmar que sou um candidato ficha limpa, conservador convicto. Mas não sou parado no tempo, tenho o senso democrático necessário e compreendo as necessidades de Mato Grosso. O meu desejo como Senador, é poder trabalhar em prol do povo e assim retribui o tanto que Mato Grosso, que é minha casa, já me ajudou a conquistar. Como médico já ajudei muita gente de maneira voluntária e como empresário incentivo diversos projetos sociais voltados principalmente para a área da saúde. Dentre os candidatos apresentados, sou o mais coerente e vivo conforme os meus princípios.  

Kássio Coelho (Patriota)

Sou um grande defensor do Meio Ambiente. Como vereador por Cuiabá, já desenvolvi várias ações, especialmente voltadas para a preservação das margens do Rio Cuiabá. No Senado, pretendo destinar emendas parlamentares para a construção de eco barreiras em diversos pontos do Rio. E também irei lutar para evitar a construção de novas PCHs.  

A democracia deve imperar em nossa sociedade. Todos têm o direito de escolha e essa escolha deve ser respeitada.  

A mulher, cada dia mais, tem ganhado espaço e conquistado os seus direitos. Acredito que temos encontrar meios de incentivar a participação feminina na política, que ainda é muito baixa.  

Eu sou cristão, defensor da pátria e da família. Sou o único candidato ao Senado que representa a baixada cuiabana. 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: