Da Redação
"Temos ao nosso lado, mais uma vez a população. Acreditamos na força popular como agente potencializador na mudança de vidas e realidades, por meio da promoção de uma sociedade mais humanizada, que respeita o meio ambiente e os seres que nele vivem, primando pela saúde pública na batalha da conscientização popular, quanto as queimadas urbanas", alertou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - nesta quarta-feira (10), durante evento de lançamento oficial do programa 'Cuiabá Sem Queimadas', na Praça Alencastro.
A gestão ressalta que "o ato consolida a soma de esforços em conjunto com as corporações atuantes no combate à queimadas ilegais no município".
A prefeitura pontua que "além do caráter repressivo e orientativo, a iniciativa oferece suporte ao combate a incêndios, especialmente, a regiões de difícil acesso. Segundo dados da Defesa Civil de Cuiabá, somente em 2021, a capital contabilizou mais de 500 demandas desta natureza. A meta da gestão Emanuel Pinheiro para 2022, é reduzir esse número drasticamente".
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal, parabenizou o trabalho consistente desempenhado pelos órgãos competentes na coibição das ocorrências e enfatizou o compromisso da administração atual na preservação e defesa dos recursos naturais.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, salientou a importância de mais esse passo dado pela Prefeitura de Cuiabá de proteção aos recursos naturais. "Cuiabá já avançou muito e tem um futuro lindo pela frente, graças a ações como essas de cuidado com as pessoas e os ecossistemas", disse.
O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enalteceu a colaboração dos envolvidos na concretização da proposta, oportunizando um legado promissor às futuras gerações. "Nossa missão é combater e estimular a consciência popular, respeitando os munícipes, via uma prestação de serviços de qualidade e inovadora, sem distinções, de fomento à qualidade de vida", frisou.
O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, adiantou que as equipes foram distribuídas pelas quatros regiões da cidade, equipadas de todo aparato técnico adequado. "Nossa expectativa é diminuir os casos cada vez mais, anos após anos. Desta forma, estamos com efetivo pessoal maior, à disposição para atender toda a comunidade", acrescentou.
Durante a solenidade, Pinheiro aproveitou para entregar em mãos certificados aos estudantes da rede pública de ensino que concluíram o treinamento proporcionado pelo projeto Brigadistas Ambientais Mirins.
Serviço - Saiba como denunciar
A Defesa Civil de Cuiabá reforça à população os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.
As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.
Com Secom/Cuiabá


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ