Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande debate o orçamento 2023, da ordem de R$ 1,4 bilhão - sendo estimativa de receita que se destaca no histórico de arrecadação do município, pontuando a perspectiva de avanços em relação à execução de obras e serviços no próximo ano.
O prefeito Kalil Baracat (MDB) ressaltou recentemente o foco da gestão sobre um planejamento macro que prevê a plataforma de modernização da cidade e leia-se, a matriz de industrialização.
Confira as informações divulgadas pelo Executivo Municipal, conforme a Secretaria de Comunicação:
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Planejamento, realiza nesta quinta-feira, dia 21, Audiência Pública para apresentação e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023. O orçamento público municipal aponta para uma previsão de receita na ordem de R$ 1,4 bilhão, o maior já estimado em toda história do município.
Comparando a projeção para o próximo ano com o orçamento que está em execução neste exercício, há um ganho anual de pouco mais de 26%. Como explica o secretário de Planejamento, João Carlos Cardoso, a estimativa de receita de um ano para o outro se baseia no ritmo da arrecadação atual e contempla ainda reposições inflacionárias do período. “Consideramos nos números uma perspectiva de crescimento diante do momento atual e com antecipação de cenários. Especialmente no orçamento para 2023, houve uma dificuldade em contabilizar altas de custos, especialmente dos insumos”.
Ainda de acordo com o secretário, o momento é de muita incerteza e requer atenção e antecipação para elaborar e aprovar o novo orçamento. Mesmo sob a atual conjuntura, Cardoso afirma que, seguindo a determinação do prefeito Kalil Baracat, o orçamento 2023 mantém assegurado recursos para investimentos em infraestrutura, dando continuidade aos programas de pavimentação e revitalização asfáltica, obras nas áreas de educação e saúde, bem como na meta de ampliar a distribuição de água tratada na cidade.
Diante da necessidade de reposicionamento das ações, em razão da pandemia da Covid-19, novamente o rito de apreciação dos orçamentos será realizado por meio de transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube, a partir das 9h.
“Mesmo que de forma on-line, convidamos toda a sociedade para acompanhar apresentação dos dados e contribuir com sugestões e demandas. Logo que a transmissão finalizar, as propostas estarão disponíveis no site institucional da Prefeitura, no Portal da Transparência”, explica o secretário.
Apesar da mudança na forma de apresentar e debater as peças orçamentárias, o secretário destaca que os prazos finais seguem. “Nossa expectativa é a de encaminhar a LDO e a LOA juntas ao Legislativo até o final de agosto”, concluiu.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado