POR VANESSA LIPPELT e RUDOLFO LAGO / CONGRESSO EM FOCO
Separados pela Rua da Consolação e distantes entre si apenas 2,7 quilômetros, movimentos de esquerda e direita fazem de São Paulo, neste domingo, 1º de maio, palco de manifestações no Dia do Trabalhador. De um lado, na Praça Charles Miller, centrais sindicais realizam ato pela democracia e pelos trabalhadores com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência. Na Avenida Paulista, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, promovem manifestação em defesa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e pela liberdade de expressão.
“Neste 1º de maio temos de reunir milhares de trabalhadores e trabalhadoras e fazer um grande ato para mostrar, ao país e ao mundo, que a classe trabalhadora quer o Brasil com outro rumo, um Brasil com emprego, com desenvolvimento, com salário, direitos, proteção social, desenvolvimento sustentável, respeito à democracia e à soberania”, disse o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aguardado para discursar às 15h. O pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022 terá a companhia do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o presidento do Psol, Juliano Medeiros, Márcio França, do PSB e Guilherme Boulos, coordenador do MTST.
Bolsonaristas não escondem a intenção de transformar o ato deste domingo em um novo 7 de Setembro – o feriado da Independência que em 2022 foi marcado por atos pró-governo e ataques ao STF.
“Ato pela liberdade”
“Em 7 de Setembro pedimos por liberdade. No 1º de Maio vamos agradecer pela liberdade conquistada e mostrar ao mundo que o Brasil pode ser um país livre para se expressar”, disse a deputada Carla Zambelli (PL-SP), aliada do presidente, ao Congresso em Foco.
Entre os deputados bolsonaristas que organizam a convocação dos atos está, além de Zambelli, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Nas redes sociais, Zambelli chegou a convidar os apoiadores para ocupar a Avenida Paulista, em São Paulo, “pelo fim do autoritarismo do STF”.
Segundo o movimento “Nas Ruas”, um dos organizadores dos atos bolsonaristas, poderão ocorrer manifestações em 132 cidades de todo o país.
Para garantir a segurança dos manifestantes, e evitar um possível confronto, a Polícia Militar de São Paulo destacou 840 policiais militares para atuar nos dois pontos onde ocorrem os atos da esquerda e da direita. O policiamento terá o apoio de dois drones, 128 viaturas, dois blindados, veículos lançador de água, cinco cães e 20 cavalos.
Confira abaixo onde devem acontecer os atos pelo país, de acordo com as informações de seus organizadores:
Atos de oposição, pró trabalhadores e centrais sindicais:
São Paulo
São Paulo, a partir das 10h, na Praça Charles Muller, no Pacaembu. Também estão previstas manifestações em Sorocaba.
Alagoas
Maceió, a partir das 9h, em frente ao Clube CRB, na Pajuçara.
Bahia
Salvador, durante todo o dia no Farol da Barra.
Ceará
Fortaleza, a partir das 9h, na Areninha do Pirambu.
Distrito Federal
Brasília, às 16h, no estacionamento da Funarte.
Goiás
Goiânia, às 9h, na Praça do Trabalhador.
Paraná
Em Foz do Iguaçu, às 10h, na Praça da Paz, no centro da cidade.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, às 10h da manhã no Aterro do Flamengo, altura da Rua Silveira Martins.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre, a partir das 10h, no Espelho D´Água (Parque da Redenção).
Santa Catarina
Florianópolis, a partir das 10h, no Largo da Alfândega. Haverá também atos em Chapecó, São Miguel do Oeste e Criciúma.
Atos pró-governo Bolsonaro
São Paulo
São Paulo, a partir das 14h na Av. Paulista, esquina com a Peixoto Gomide. Segundo o “Nas Ruas”, também estão previstos atos em Aguaí, Águas de Lindoia, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Arujá, Avaré, Bastos, Bauru, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Dracena, Fernandópolis, Garça, Jacri, Indaiatuba, Itapira, Jundiaí, Lins, Marília, Mococa, Mogi Guaçu, Monte Mor, Ourinhos, Piracicaba, Pompeia, Presidente Prudente, Rio Claro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Tupã, Vera Cruz e Votuporanga.
Distrito Federal
Brasília, a partir das 10h na Esplanada dos Ministérios, com concentração em frente ao Museu da República.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre, no Parque da Redenção, a partir das 10h. Também deverão acontecer atos nas cidades de Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Farroupilha, Ijuí, Ivoti, Osório, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas, Taquara, Terra de Areia, Torres e Uruguaiana.
Piauí
Teresina, às 9h, na Ponte Estaiada.
Espírito Santo
Vitória, Praça do Papa, a partir das 12h. Também deverá haver ato em Vila Velha.
Minas Gerais
Belo Horizonte, Praça da Liberdade, às 10h. Também deverão ocorrer atos em Governador Valadares, Juiz de Fora, Patos de Minas, Muriaé, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouco Alegre, Sete Lagoas, Uberlândia, Varginha e Viçosa.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, posto 5 em Copacabana, às 10h. Também deverão haver manifestações em Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São Pedro da Aldeia e Volta Redonda.
Paraná
Curitiba, Centro Cívico, às 14h. Também estão previstos atos em Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Iguaraçu, Ivaiporá, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Paranavaí, Ponta Grossa, Rolândia e Tibagi.
Santa Catarina
Florianópolis, barcociata às 13 no Trapiche Barra Mar Norte. Manifestação às 14h no Trapiche Beira Mar. Também estão previstos atos em Araranguá, Balneário Camboriú, Bigaçu, Blumenau, Brusque, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Itapema, Joaçaba, Joinville, Lages, Navegantes, Palhoça, Petrolândia, Sombrio e Tubarão.
Alagoas
Maceió, Praça Vera Arruda, às 9h.
Bahia
Salvador, Farol da Barra, às 9h. Haverá também ato em Barreiras.
Ceará
Fortaleza, Praça Portugal, às 16h.
Maranhão
São Luís, Praça Maria Aragão, às 9h.
Paraíba
João Pessoa, carreata a partir do Almeidão, às 8h30.
Pernambuco
Recife, Avenida Boa Viagem, às 14h. Atos também previstos em Barreiros, Cabo, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.
Rio Grande do Norte
Natal, Midway, às 15h. Também prevista manifestação em Mossoró.
Sergipe
Aracaju, motocarreata, às 14h, a partir dos Arcos da Orla de Atalaia.
Goiás
Goiânia, motocarreata, às 9h, a partir da Praça Tamandaré.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande, motocarreata, às 9h, a partir da Praça do Rádio.
Mato Grosso
Cuiabá, carreata, às 15h, a partir da Praça das Bandeiras.
Acre
Rio Branco, às 14h, na Arena da Floresta.
Amapá
Macapá, às 15h, na Praça do Forte.
Pará
Belém, às 15h, na Escadinha da Estação. Também previsto ato em Salinas.
Rondônia
Rolim de Moura, às 16h, no Espaço Alternativo.
Tocantins
Palmas, às 9h, na Praça dos Girassóis.
AUTORIA
VANESSA LIPPELT Editora. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, foi correspondente internacional da ESPN, repórter na TV Globo, Band Rio, Jornal Extra e Globo.com. Foi editora e editora-executiva do Jornal de Brasília.
vanessa@congressoemfoco.com.br
RUDOLFO LAGO Diretor do Congresso em Foco Análise. Formado pela UnB, passou pelas principais redações do país. Responsável por furos como o dos anões do orçamento e o que levou à cassação de Luiz Estevão. Ganhador do Prêmio Esso.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado