Da Redação
A prefeitura de Cuiabá anunciou a inauguração "nesta sexta-feira (28), às 10h, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Ribeirão do Lipa" - em ato à cargo do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Conforme o Executivo Municipal, "o evento, que contará com a presença de autoridades públicas, líderes comunitários e gestores da concessionária Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, marca a entrega oficial da obra ao município. A unidade já está operando e atende, no momento, a 70 mil pessoas em 35 bairros".
A gestão acentua que "a construção da nova estação e a instalação das tubulações de coleta são resultados do investimento de R$ 97 milhões".
Confira mais informações, segundo a prefeitura:
Projetada para tratar 260 litros por segundo, a nova ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, que conta atualmente com 108 quilômetros de redes coletoras e uma unidade elevatória, utilizada para bombear o esgoto até a estação. A construção da estrutura de tratamento mobilizou, ao longo de 12 meses, 90 trabalhadores.
Projetada em sistema compacto, ela requer menos espaço para suas instalações, tem operação totalmente automatizada e baixa geração de odores. A ETE Lipa segue rigoroso método de purificação e dispõe de mecanismos de eficiência energética.
O prefeito destaca que esse é mais um importe passo rumo à universialização do saneamento básico em Cuiabá, beneficiando centenas de famílias que vivem na região. "Já investimos muito e vamos investir até 2024 muito mais em melhorias no setor em prol da nossa população. Saneamento básico é qualidade de vida, significa respeito e consideração com a nossa gente, além de promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente", disse o gestor.
A ETE Lipa, atualmente, já pode tratar 11 milhões de litros por dia e traz relevantes avanços operacionais.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ