Abriu-se campo de debate no grupo de WhatsApp do FocoCidade - hoje (3), em relação à promessa do ex-presidente Lula de intervir na Petrobras - se eleito for - para assegurar redução no preço dos combustíveis.
Em reportagem do G1 - trecho pontua que "o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu em sua conta no Twitter nesta quinta-feira (3), ao comentar os preços de combustíveis praticados pela Petrobras, que "não pode enriquecer o acionista [da estatal] e empobrecer a dona de casa". Lula disse ainda que, em um eventual governo seu, não vai manter o preço da gasolina dolarizado".
Assim - o economista Fernando Henrique da Conceição Dias avaliou que "essa decisão da paridade internacional começou no próprio governo Dilma. Hoje se mostra desastrosa principalmente para economia doméstica. Não é tão simples chegar e propor o fim da PPI. Mas é válido. Acredito que o Lula quis fazer mais uma manchete. Se colocar como diferente do Moro por exemplo que propõe uma privatização. É uma medida valida, porém não é fácil.
Considerou ainda que "mas o que fica evidente que os rumos do 'pensar' economia devem ser diferentes no próximo governo. A cartilha Paulo Guedes falhou. Já era ... Nem o mercado nem a política acreditam no super ministro mais. Muito fraco".
Debate
No contexto das análises, o advogado tributarista, Carlos Montenegro, assinalou que "gostaria apenas de saber como o candidato Lula faria para desdolarizar o preço dos combustíveis se o mercado internacional é dolarizado. A variação cambial seria jogada na conta de despesa ou perdas da Petrobras ? Só tenho essa dúvida".
"Esse é o raciocínio. Não é uma tarefa das mais fáceis", observou Fernando.
Gabriel Lucas Scardini Barros acentuou - no âmbito nas avaliações, que "qualquer sinal de intervenção no preço da gasolina, derruba as ações da Petrobras e deixa a companhia a mercê de questionamentos dos acionistas, principalmente daqueles que negociam a empresa na bolsa de NY. Trata-se de um grande desafio".
E o advogado Huendel Rolim, em tom de brincadeira, cravou - dando menção nas entrelinhas ao apelido dado pelo presidente Jair Bolsonaro a Guedes de "nosso posto Ipiranga": "ele vai perguntar lá no Posto Ipiranga, amigo".
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar