• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

2021 foi abrangente e extremamente positivo, avalia senador


Regina Botelho

O senador Welligton Fagundes (PL), presidente do partido em Mato Grosso, em entrevista ao FocoCidade disse que "2021 foi um ano extremamente positivo".

Com atuação abrangente em vários setores como infraestrutura, saúde, educação e social, Fagundes pontua que 2021 vivemos a realidade de pandemia pelo coronavírus, mas que a população conseguiu minimizar com a chegada da vacina.

“Eu mesmo já tomei as três doses e este ano foi sancionado a Lei 14.187/2021, de minha autoria que autoriza os laboratórios de saúde animal a fabricarem vacinas e insumos contra a Covid-19. A Lei tem o objetivo de garantir autonomia ao Brasil para a produção de vacinas 100% nacionais, de modo que não faltem vacinas à população e que o país possa, inclusive, exportar para outros países que necessitem”.

Ele confirmou que a pesquisa que apontou sua reeleição ao senado no próximo ano também "é reflexo e reconhecimento do nosso trabalho dentro do Congresso, dos projetos que apresentamos ao longo desses anos pra entregar obras e ações em todas as regiões de mato grosso. É um reconhecimento ao que temos feito nos últimos anos”.

Balanço da sua trajetória política

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o parlamentar tem pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Entrou na política em 1991, quando foi eleito deputado federal, e em 2014 eleito  senador da República, cargo que está até hoje. “Eu sempre busco não me acomodar. Tenho muita honra do caminho ao qual trilhei, pois é uma história de muito trabalho”.

Trabalho

O senador foi relator do Orçamento da Educação para 2022, e sugeriu a retirada de R$ 1 bilhão do fundão para ser destinado para a Educação. Apresentou um Projeto de Lei em novembro, para ampliação de prazo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). “A minha intenção é que sejam zerados os juros e multas gerados pela crise financeira provocada pela Covid. Esse tem sido um apelo que tenho recebido de muitos jovens, que estão endividados e precisam recuperar seu crédito na praça, para poder se reinserir no mercado de trabalho. É uma forma de fazer justiça com nossos alunos, garantir um futuro melhor e sem evasão universitária”.

Principais ações na pandemia

O senador cita que foi sancionada a lei de sua autoria para a fabricação de vacinas 100% brasileira, e agora no início do ano de 2022 já serão aplicadas na população. No início de dezembro apresentei no Senado o meu relatório final da comissão de enfrentamento à Covid. Foram quase 40 audiências públicas, com 135 participações especiais.

“Nós analisamos os projetos de lei a respeito da pandemia que estavam em tramitação no Senado Federal e discutimos maneiras de tornar os cronogramas de vacinação mais confiáveis. E com isso decidimos que era o mais sensato sair em busca de vacinas. Reconhecemos que o país precisava acelerar a vacinação da população e que precisávamos buscar, de todas as maneiras, obter mais vacinas para o nosso Programa Nacional de Imunizações”.

Governo Federal

A relação com o presidente da República Jair Bolsonaro "está alinhada", conforme diz o parlamentar. Ele salienta que a grande prioridade para 2022 é a reeleição do presidente.

Mato Grosso

Atuante e com linha municipalista, Fagundes tem visitado os municípios de Mato Grosso, buscando ouvir as principais demandas de cada região e com o apoio e interesse dos prefeitos temos conseguido recursos para ajudar em diversas áreas, principalmente da infraestrutura, saúde e educação.

De acordo com o senador, recentemente foi aprovado o acréscimo de mais de R$ 2,2 bilhões no orçamento do Ministério da Educação para 2022 - montante que deve ajudar a construir mais creches, terminar escolas que estão inacabadas não só em Mato Grosso, mas no País todo.

“Além disso, o presidente Bolsonaro acaba de sancionar o novo Marco Legal das Ferrovias. Isso vai facilitar a aquisição de investimentos privados e a construção de novas ferrovias. Vamos conseguir reduzir expressivamente os custos operacionais da União, barateando a logística, da qual depende estados como o nosso. Essa conquista que eu participei com certeza veio como presente para os produtores de Mato Grosso”, enaltece.

Prioridades para 2022

Para 2022, o senador de Mato Grosso garante que "as expectativas são as melhores, pois espero que acabe de uma vez por todas essa pandemia para que a população consiga se restabelecer".

Além disso, o parlamentar disse que está focado nas ações para buscar a reeleição ao Senado. "Teremos muito trabalho pela frente e tenho certeza de que a população tem visto isso e irá nos apoiar quando chegar o momento. Esperamos que essa pandemia fique para trás e possamos tirar o Brasil dessa crise que ele tem passado tanto na esfera da Saúde como econômica. Tenho certeza que 2022 será um ano muito melhor e de conquistas para o Brasil”, concluiu Wellitgton Fagundes.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: