Da Redação
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o governador em exercício, Otaviano Pivetta, se reuniram - e mesmo se tratando oficialmente de um encontro sequencial e institucional - nos bastidores afloram "rumores" sobre eventual busca de aproximação entre as gestões do Estado e de Cuiabá.
Vale lembrar que o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro - de aliados no passado - viraram desafetos políticos com sobras de críticas mútuas.
Em recente viagem internacional, Pivetta no comando do Estado novamente - alinhou reuniões com o então prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa (devido ao afastamento de Pinheiro - que retornou ao cargo e que é alvo de nova ação do Ministério Público).
Agora, Pinheiro segue o planejamento de ações pelo município - e ao mesmo tempo, pode demonstrar passos para outros projetos políticos.
Confira mais informações, conforme a Comunicação da gestão da Capital:
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a secretária municipal de educação, Edilene Machado, participaram na tarde de segunda-feira (29), de audiência para tratativas ao programa Alfabetiza MT, lançado pelo Governo de Mato Grosso. A reunião, realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação, contou com a participação do governador em exercício Otaviano Pivetta e, do secretário da Pasta, Alan Porto.
Pinheiro confirmou à adesão do município à iniciativa e destacou a importância do investimento coletivo. “Trabalhamos no intento de melhorar. Contem comigo, contem com a gestão. Eu parabenizo aqui o governador Pivetta pelo desprendimento, pelo trabalho. Se é bom para Cuiabá, se é bom para gestão, podem contar com a capital. Precisou, estamos à disposição”, asseverou Emanuel Pinheiro.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explicou que o regime de colaboração entre estado e municípios é um instrumento de fomento ao processo de melhoria da aprendizagem. “Atuamos sempre respeitando os municípios para o desenvolvimento de políticas educacionais".
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o programa será desenvolvido com apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura, nos mesmos moldes do que já aconteceu no Ceará e outros Estados.
Com apoio técnico e pedagógico, formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações nas prefeituras, o objetivo da Seduc é reduzir as taxas de alfabetização incompleta e letramento insuficientes em séries avançadas.
A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Elizeu Nascimento, Paulo Araújo e Carlos Avallone. O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná, também participou da atividade.
Com informações da Seduc-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada