Com alta de 24,97% em 2021, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo da energia elétrica não dá sinais de recuo para os próximos meses. Com isso, a adesão a fontes alternativas tem ganhado força no país.
Dados do boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostram que a produção das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 46,6% na primeira quinzena de outubro. Foram produzidos 1.132 megawatts médios, ante 772 MW no mesmo período de 2020.
Para atender essa crescente demanda, a Capital mato-grossense recebe a primeira edição do "Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá". O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Eventos da Acrimat, das 16h às 22h. O objetivo é atender aqueles que têm interesse em adotar a fonte de energia renovável. Trará os melhores fornecedores e será uma oportunidade para sanar dúvidas.
De acordo com o consultor e diretor técnico do evento, Merivaldo Britto, a feira é uma oportunidade de prospectar clientes e fazer network. "Na primeira feira de Cuiabá sobre energia solar, voltada para o varejo, vamos ter fabricante de inversores e bateria de lítio residencial como Huawei, e distribuidores como WDC Networks, além da carreta solar. O objetivo é que a gente siga somando com o setor e crescendo no Centro-Oeste".
Além desse fabricante e fornecedor, o evento contará com expositores, entre eles Enerzee, JC Energia Solar, MB Soluções em Energia, ESOL Energia, Mutua-MT, Canopus Solar, Virtuous Engenharia e Tecnologia e Plug Mais. As empresas apresentarão aos visitantes o funcionamento do sistema fotovoltaico e realizarão orçamentos personalizados.
Segundo a organizadora do evento, Alcimar Moretti, a feira vai reunir fornecedores que poderão orientar os consumidores residenciais, comerciais e da área rural a comprar e implantar o sistema fotovoltaico na sua residência, comércio ou fazenda. "A adesão a energias alternativas é uma tendência, é o futuro do consumo mundial. E Mato Grosso, por conta de seu potencial em energia solar, deve crescer muito nesse segmento. A feira chega para contribuir com essa demanda por renovação e sustentabilidade".
A feira também terá um curso gratuito técnico comercial de sistemas fotovoltaicos, oferecido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com fabricante Huawei de inversores e bateria de armazenamento e apoio de outras empresas do mercado. Será realizado no "Road Show Huawei Solar", veículo com espaço para workshops, equipado com um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, e um ambiente com cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por energia solar.
Da Comunicação Crea-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco