• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Decreto de Cuiabá prevê uso facultativo de máscara em ambientes externos


Da Redação

O mapa da pandemia em Cuiabá - pontuando queda sobre número de novos casos e mortes, baseou novas medidas anunciadas pela prefeitura nesta sexta-feira (19).

Em tempo - a Europa está em nova onda da covid-19 - em "estado considerado dramático em vários países" - após medidas que flexibilizaram normas previstas em picos altos da pandemia do coronavírus.

Na Capital, o Executivo municipal pontua que "o prefeito em exercício, José Roberto Stopa, por meio de Decreto 8.795/2021, assinado na manhã de hoje (19), tonou facultativo o uso obrigatório de máscara em locais abertos a partir da data de hoje".

De acordo com a gestão, "a decisão do gestor considera a queda do números da pandemia da Covid-19 e os resultados da campanha Vacina Cuiabá - Sua Vida em Primeiro Lugar, que já aplicou mais de 828 mil doses desde o seu lançamento em 20 de janeiro de 2021". 

Confira mais informações, conforme o Executivo municipal:

Em Cuiabá, levantamento aponta ainda que somente quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e três enfermarias estão ocupadas por pacientes com Covid-19, no Hospital Referência, nesta sexta-feira (19). Outro dado utilizado para adoção da medida, é o fato de que até o momento Cuiabá já atingiu a cobertura vacinal de 90% da primeira dose para o público acima de 18 anos (459.541 mil pessoas).  Já o esquema vacinal completo (primeira e segunda dose ou dose ùnica) chega a 76,8%. Já para pessoas de 12 a 17 anos, o percentual atingido é de  66% de adolescentes vacinados (de um total de 54 mil pessoas).

Stopa alertou que,  caso os números da Covid aumentem, as medidas de biossegurança em Cuiabá, serão reavaliadas. "Com a queda dos números de infectados e de ocupação de leitos de UTIs, neste primeiro momento, adotamos a medida de tornar facultativo o uso de máscara somente em locais abertos. Isso é uma realidade em várias cidades do país. E Cuiabá está acelerada em seu plano de vacinação  e estamos na esperança de que não tenhamos nenhuma internação por essa doença. Já tivemos na nossa cidade mais de 5 dias sem mortes pela Covid e esperamos que daqui pra frente possamos controlar a proliferação deste vírus que destruiu muitas famílias", concluiu o prefeito em exercício. 

 

Com Secom 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: