Francis Maris
Notícias publicadas recentemente pela imprensa estadual apontam a dificuldade que muitos municípios mato-grossenses estão enfrentando para custear o transporte escolar e também a existência de irregularidades.
Garantir a segurança dos alunos e economia aos cofres públicos foi uma das principais preocupações durante o período em que estive à frente da Prefeitura de Cáceres. Por isso, adquirimos quase 100 ônibus novos para fazer o transporte escolar e o município passou a contar com uma frota 100% própria.
Com a aquisição dos veículos, mesmo pagando o financiamento, manutenção e outras despesas, a prefeitura registrou economia de mais de R$ 700 mil por mês, uma vez que deixou de pagar aluguel da frota para atender os estudantes.
Os ônibus novos substituíram os oferecidos pelas empresas terceirizadas que, na maioria das vezes, encontravam-se em péssimas condições, com pneus carecas, estofados rasgados, faltando cinto de segurança, entre outras irregularidades.
Além disso, um acompanhamento rigoroso dos indicadores resultou em economia no abastecimento da frota e nos demais insumos dos transportes, evitando os desvios de combustíveis, peças e acessórios. As médias de consumo passaram a ser acompanhadas sistematicamente pelos gestores e a oficina da prefeitura passou a fazer as manutenções rotineiras, evitando problemas maiores.
No município, os ônibus percorrem mais de 10 mil quilômetros por dia buscando alunos. Para se ter uma ideia, é como se saíssem de Manaus, fossem a Porto Alegre e voltassem a Manaus no mesmo dia.
Com todas essas ações, derrubamos o argumento de que a prefeitura não consegue fazer essa gestão e, por isso, necessita contratar um serviço terceirizado.
Cáceres mostrou que é possível e obteve resultados muito importantes, mantendo equilíbrio entre a qualidade dos serviços prestados ao cidadão e a gestão dos gastos públicos.
*Francis Maris é empresário e ex-prefeito de Cáceres por dois mandatos.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula