Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande divulgou que "a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) realizaram nesta quarta-feira, 06 de outubro, a premiação do 1º Concurso em Educação Ambiental: 'Uso consciente da água em tempos de pandemia’. Os alunos vencedores receberam certificados de participação, medalhas e premiação".
Confira mais informações, segundo a gestão:
O concurso, que foi idealizado pelo DAE-VG em parceria como a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi dividido em três modalidades: CBAC: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 4 º e 5º anos: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 6º ao 9º anos: redação, poesia ou poema com no máximo 25 linhas criado manualmente pelos alunos.
A Comissão Julgadora do concurso avaliou 5.400 estudantes de 34 escolas municipais que participaram da competição e nove deles foram escolhidos. Os vencedores receberam diversas premiações das Modalidades CBAC, Modalidade 4 e 5 ano e Modalidade 6 ao 9 ano envolvendo as Emebs: Mamed Untar, Maria das Graças Pinto, Ângela Jardim Botelho, Honorato Pedroso de Barros, Tenente Abílio da Silva Moraes, Salvelina Ferreira da Silva, Gonçalo Domingos de Campos e Paulo Freire.
Economizar para que todos recebam água - Adriano Correa da Silva, 13 anos e aluno da 7 º série da Escola Municipal de Educação Básica Gonçalo Domingos de Campos, no bairro Mappin, foi um dos nove alunos premiados do 1º Concurso em Educação Ambiental: ‘Uso consciente da água em tempos de pandemia’. Sua redação abordou a importância de economizar água para que toda a população não fique sem água. “Eu tomo banho rápido e quando vou escovar os dentes não deixo a torneira aberta. Minha mãe usa a água que ela lava roupa para limpar a casa. Acho que todos podem fazer isso”, ensinou.
A pequena Germares Angieina Menezes Tolero, de 7 anos, ganhou o primeiro lugar na categoria Desenho. Venezuelana, Germares agradeceu o prêmio e disse que no futuro será uma artista.
Ainda antes das premiações, o coral Cantos e Encantos da Emeb Salvelina Ferreira da Silva cantou quatro músicas dedicadas à preservação e o uso consciente da água. “Um dia a água acaba e o que a gente vai fazer sem água? O que vai ser de nós aqui na Terra?... Queria ser a chuva para salvar o Pantanal....Deus salve o Pantanal...”
O presidente do DAE de Várzea Grande, Carlos Alberto Simão de Arruda, conta que ficou emocionado com as crianças do coral. “Estamos vivendo a pior crise hídrica de todos os tempos. A pandemia provocou um aumento muito grande da quantidade de água consumida no município. Por isso estamos aumentando o volume de água distribuída”, disse. Alberto pontuou ainda que entre o que é captado de água, cerca de 30% é perdido com o uso indevido.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, agradeceu o empenho dos professores, coordenadores e alunos e comentou que em razão da pandemia da Covid-19 as escolas e o ensino tiveram que se reinventar e os professores deram todo o apoio aos alunos para participarem do concurso. “A seca e a falta de água nos incentivaram a trabalhar o tema nas escolas e certamente essas crianças, que serão os futuros tomadores de decisão estarão conscientes da conservação dos recursos naturais”, finalizou.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas