Por Congresso Em Foco
A CPI da Covid realiza, nesta quinta-feira (7), a sua última reunião para colhida de depoimentos. Os senadores ouvem um médico que fez parte da Prevent Senior, Walter Correa de Souza Neto, e um cliente da empresa, Tadeu Frederico Andrade. Os depoimentos finais, com foco na atuação da operadora de saúde acusada de coagir os médicos para receitarem tratamento precoce e fazer os pacientes de cobaias em experimentos, ocorrem no mesmo dia em que o Brasil deve ultrapassar os 600 mil mortos pela doença - na noite desta quarta-feira (6) eram 599.651 vítimas confirmadas pelo Ministério da Saúde.
O cliente será ouvido primeiro. No requerimento que embasou sua convocação, se diz que Tadeu teria se infectado com covid-19 no final do ano passado e que, por meio de uma consulta virtual, foi-lhe receitado o chamado "kit covid", coquetel de medicamentos que são ineficazes no tratamento da doença e podem, inclusive, agravar quadros clínicos. A obrigação de receitar estes medicamentos teria vindo de superiores na Prevent Senior, ecoando a defesa que o presidente Jair Bolsonaro faz cotidianamente destes medicamentos.
Já o médico deverá depor para esclarecer aos senadores como se dava a autonomia médica dentro da Prevent Senior. Além de explicar como a política de distribuição do chamado "kit covid" ocorria dentro da operadora, Walter também deverá revelar se havia a aplicação de tratamentos experimentais e/ou vedados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Os depoimentos encerram a fase de oitivas da CPI, que desde maio conduziu mais de 60 reuniões, ouvindo ministros e ex-ministros do gabinete de Jair Bolsonaro, assim como deputados federais, lobistas, servidores e cientistas. A expectativa é que o relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), leia o relatório final dentro de duas semana, em 19 de outubro. O texto deve pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por conta de sua ação durante o combate à pandemia.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas