Da Redação
Um dos principais aliados do Governo de Mato Grosso, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) criticou a tentativa do Governo Federal em aumentar os impostos por meio de reformas na legislação tributária. O parlamentar, por sua vez, destacou as ações à cargo do Executivo estadual que visam reduzir impostos.
Em pronunciamento realizado na terça-feira (28), o parlamentar afirmou que espera que o Senado impeça que isso ocorra e destacou que é possível reduzir a as alíquotas dos impostos, a exemplo do que fez o governador Mauro Mendes (DEM) no caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Fávaro lamentou o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado na semana passada e salientou que o mesmo não pode acontecer com o Projeto de Lei que modifica as regras do Imposto de Renda para pessoas físicas e empresas.
Fico triste por ver que, ao contrário de Mato Grosso, o Governo Federal parta para o caminho do aumento de impostos. Tenho certeza que esta casa será responsável para não deixar isso acontecer”.
Ao se posicionar contra o aumento de impostos, Fávaro deu o exemplo da gestão de Mendes, que ontem anunciou a redução da alíquota de impostos de uma série de produtos, incluindo energia elétrica, telefonia, combustíveis e gás de cozinha.
“Governar é tomar decisões e hoje é um dia muito especial para Mato Grosso. A redução da carga tributária só é possível quando se tem austeridade, respeito ao dinheiro público, se gasta bem e com qualidade”.
Ele lembrou que Mendes, ao assumir a gestão, encontrou muitas dificuldades, como restos a pagar da ordem de R$ 3 bilhões, folhas de pagamento atrasadas e a impossibilidade de realizar operações de crédito. “Hoje a realidade é outra, Mato Grosso com as contas em dia, pagando fornecedores pontualmente, com mais de 800 km de rodovias recuperadas, mais de 2,5 mil km de rodovias sendo construídas, 6 novos hospitais de grande porte e centenas de escolas sendo reformadas”.
Fávaro também ressaltou a atuação na área social, capitaneada pela primeira-dama, Virginia Mendes, que tem atuado para minimizar o impacto da crise aos mais carentes. “O Estado não vive só de obras. Por isso, foram mais de 864 mil cestas básicas distribuídas à população carente e mais de 100 mil cartões Ser Família entregues, tudo isso para deixar claro que é possível fazer a diferença”.
Com informações Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025