• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Cuiabá alerta que 26 mil adultos não buscaram se imunizar e lança estratégia para vacinação

  • Em Geral
  • 25/09/2021 09:09:00

Da Redação

A prefeitura de Cuiabá alerta para um campo desafiador em relação à vacinação contra a covid-19 - pontuando a urgência de a população se atentar ao necessário cumprimento do calendário de imunização.

Ocorre que a "resistência" de uma parcela de cidadãos em receber a vacina se mantém como um dilema para as gestões públicas.

Existem ainda outros casos de pessoas que receberam a primeira dose do anticovid - mas se negam a buscar a 2ª dose da vacina. 

Comprovadamente - bastando verificar o mapa de redução de mortes no país - leia-se mundo - em comparação aos meses anteriores de pandemia - é comprovada a eficácia da imunização. 

Confira as informações da Saúde da Capital:

A campanha de imunização contra a covid-19 “Vacina Cuiabá – Sua vida em primeiro lugar” concluiu os cadastros de primeira dose e está agendando apenas pessoas que precisam receber a segunda aplicação.

É preciso lembrar que a pandemia só será controlada quando tivermos pelo menos 70% da população imunizada.

Isso porque mais de 26 mil adultos que vivem na capital de Mato Grosso ainda não buscaram se imunizar. Diante disso, a Prefeitura de Cuiabá convoca a todos os cuiabanos que se enquadram nesse grupo para que façam o cadastro no site vacina.cuiaba.mt.gov.br para que sejam agendados o mais rápido possível

Caso algum cidadão não tenha se cadastrado por falta ou dificuldade de acesso à internet, a partir de segunda-feira (27), haverá a possibilidade de cadastro diretamente nos polos de vacinação - SENAI Porto, SESC Balneário, Assembleia Legislativa e nos polos drive-thru da UFMT e SESI Papa. Para isso, é necessário comparecer a um dos polos citados munido de documento oficial com foto, número do cartão SUS e comprovante de residência de Cuiabá. A medida vale apenas para pessoas acima de 18 anos de idade. Feito o cadastro, a pessoa já sairá do local vacinado com a primeira dose. 

Para a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, as possibilidades para o grande número de pessoas que ainda não se cadastraram são moradores de Cuiabá terem se vacinado contra a covid-19 em outras cidades, não terem acesso ao site Vacina Cuiabá ou estarem resistentes à imunização. “É preciso lembrar que a pandemia só será controlada quando tivermos pelo menos 70% da população imunizada, o que em Cuiabá significa toda a população acima de 18 anos de idade. A vacina é uma medida de proteção individual da saúde, mas que depende da imunização coletiva para surtir efeito na saúde pública. Então, este é o momento dessas pessoas refletirem se querem ou não se proteger e ainda contribuir para acabar com essa pandemia, que já causou tantas perdas e impactou a todos”, comenta. 

A coordenadora destaca ainda que, para evitar aglomerações e demora no atendimento nos polos de vacinação, a orientação é que as pessoas façam o cadastro no site Vacina Cuiabá e que somente procurem os polos para fazer o cadastro caso realmente não tenham condições de fazê-lo. “Vamos precisar da compreensão da população de que o agendamento prévio no site é a melhor forma de manter a organização da campanha. Senão, corremos o risco de centenas de pessoas procurarem os polos ao mesmo tempo para fazer o cadastro e isso gerar filas demoradas para o atendimento”, alerta. 

 

Com Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: